Pós em Educação promove seminário sobre a Pedagogia Waldorf com professores da Alemanha

Abordando o pensamento de Goethe e seu desdobramento na teoria de conhecimento de Rudolf Steiner, criador da Pedagogia Waldorf, o seminário faz parte de uma programação muito maior, iniciada com a assinatura de um acordo de cooperação entre a UFPR e a Alanus Hochschule, ainda em maio deste ano.

PARCERIA – Pela cooperação, estão previstas orientações e co-orientações de dissertações de Mestrado e teses de doutorado e pós-doutorado, além do intercâmbio de professores e alunos das duas instituições e da realização de seminários e palestras. O foco inicial é no Setor de Educação, com possibilidades de expansão também para outras áreas.

“Este seminário é muito importante para nós porque em pouco tempo de convênio já estamos tendo a presença de dois professores da Alanus na UFPR, falando sobre a Pedagogia Waldorf”, comenta a professora Tânia Stoltz, responsável pelo contato com a universidade alemã. “Eles também estão sendo integrados no livro ‘Alteridade e Educação’, que estamos produzindo, e participando de várias outras atividades em Curitiba como uma conferência realizada no Instituto Goethe na semana passada e um congresso da Associação Paranaense de Pediatria, marcado para esta quinta-feira. Ou seja, estão participando de uma integração maior da própria UFPR.”

INSERÇÃO – Sempre abordando a Pedagogia Waldorf, os visitantes explicam que o objetivo é inseri-la no discurso acadêmico, o que é importante tanto para a pedagogia como um todo, quanto para a própria Waldorf, ao se submeter a uma discussão acadêmica. Ou seja, analisar como ela pode ser aperfeiçoada e mesmo difundida. “Não vamos formar professores Waldorf, mas inserir a pedagogia no contexto acadêmico”, esclarece Marcelo da Veiga, brasileiro, que também é o reitor da Alanus. “Na nossa universidade, fizemos desta proposta um mestrado em Educação, promovendo este diálogo. O Jost é o único professor universitário na Alemanha com a especialização na Pedagogia Waldorf. Desenvolvemos um projeto grande de pesquisa empírica, analisando os egressos das escolas Waldorf nos últimos quarenta anos na Alemanha e na Suíça. Nosso objetivo foi comparar as idéias e promessas feitas nas escolas, com os resultados obtidos por esses alunos. O estudo mostrou que eles tiveram uma bibliografia profissional com bastante sucesso e com uma enorme satisfação com a própria vida. E esse foi o ponto mais importante.”

Nascida em 1918, período de pós-guerra, a Pedagogia Waldorf é oriunda de uma época conhecida como uma tentativa de reforma pedagógica, na qual surgiram várias correntes alternativas. A Waldorf acabou sendo a mais difundida por ter a criança como centro das atenções. Era uma educação que deveria ter uma aplicação prática muito forte, voltada também para uma orientação social e para o desenvolvimento do lado artístico, visto como um veículo de informações. “Existem muitas interfaces entre a Waldorf e as outras linhas alternativas do século XX”, esclarece Jost Schieren. “Mas o que a diferencia realmente é o fato de ter sua base numa concepção antropológica. E essa visão do ser humano que tem sido muito cobrada no discurso pedagógico e que tem tornado a Pedagogia Waldorf tão atraente.”

WALDORF NO MUNDO – Segundo Schieren, hoje já são mais de 900 escolas Waldorf distribuídas pelo mundo, sem contar as pré-escolas, o que mostra que a propagação não é um fenômeno apenas europeu. Outro ponto importante é o do atendimento às crianças especiais ou portadoras de necessidades, especialidade que também é objeto de um curso de mestrado na Alanus Hochschule.

“É preciso fazer distinção entre a concepção da Pedagogia Waldorf e as escolas Waldorf”, continua o professor. “É preciso analisar, em cada caso, se a escola está ou não conseguindo seguir a proposta, proposta esta bastante holística.”

REITORIA – Nessa terça-feira, 2, os visitantes da Alanus Hochschule também estiveram em reunião com a vice-reitora no exercício da reitoria, professora Márcia Helena Mendonça, reforçando os laços entre as duas instituições. Participaram ainda o assessor de Relações Internacionais da UFPR Antonio Carlos Gondim e a professora coordenadora do acordo de cooperação Tânia Stoltz.

A Alanus Hochschule, parceira da UFPR, possui convênios com diversos outros países, entre os quais o Egito – Sekem University; o Equador – Universidade de Cuenca; o Japão – Hiroshima City University e o Senegal – Ecole Nationale dês Arts. No Brasil, já existem relações também com a FURB – Universidade Regional de Blumenau e a UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.

A OPINIÃO DE QUEM PARTICIPA

Participar do Seminário ‘Fundamentos Teóricos e Antropológicos da Pedagogia Waldorf’ configura-se numa dupla oportunidade, primeiramente, testemunhar algo que sempre valorizei na docência: a excelência no ensino, expressa no domínio de conteúdo e encaminhamento metodológico, condições presentes nas aulas ministradas pelos professores Jost Schieren e Marcelo da Veiga. Por outro lado, o contato com a epistemologia de Johann Wolfgang Goethe e Rudolf Steiner, do modo como está sendo mediada, resulta numa experiência ímpar, sobretudo porque os respectivos conteúdos fundem-se diametralmente entre à vida pessoal e a profissional, contribuindo, assim, para uma constatação ‘visceral’ do que foi aprendido. Aproveito à oportunidade para parabenizar o Programa de Pós-Graduação em Educação e, mais especificamente, à Profa. Tânia Stoltz pelo empenho em abrilhantar-nos com um evento dessa ‘envergadura’.

Joseth A. Oliveira Jardim Martins – Doutoranda em Educação pela UFPR

Professores da Alanus Hochschule em visita à Reitoria