Pós em Agronomia oferece 40 vagas para mestrado e doutorado

As vagas estão distribuídas em quatro diferentes linhas de pesquisa, todas ligadas à área de produção vegetal: manejo de culturas oito vagas; manejo em fitossanidade e impacto ambiental também oito; morfogênese e biotecnologia de plantas quinze e produção vegetal em sistemas integrados nove vagas.

As inscrições poderão ser feitas até 24 de outubro. O formulário de inscrição está disponível no endereço www.pgapv.agrarias.ufpr.br.

A seleção terá duas etapas eliminatórias: um exame escrito e uma entrevista com apresentação do projeto de pesquisa. A primeira etapa acontece em 24 de novembro. A segunda, a partir de 27 de novembro.

A coordenadora do curso é a professora Francine Lorena Cuquel. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3350.5601.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal, em nível de Mestrado e Doutorado, foi homologado pelo Conselho Universitário da UFPR em 1994.

Em 1997, o programa teve parecer favorável ao credenciamento pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Na última avaliação nacional realizada pela CAPES, relativa ao triênio 2004-2006, o programa obteve o conceito quatro.

A avaliação gera conceitos de um a sete. Os cursos com notas um e dois são descredenciados. As notas seis e sete são atribuídas aos cursos com desempenho equivalente aos dos principais centros internacionais de ensino e pesquisa.

A nota cinco para cursos com alto nível de desempenho. A nota quatro para bom desempenho e a três para o padrão mínimo de qualidade.

Entre os critérios analisados estão a infra-estrutura de ensino e pesquisa, a composição e dedicação do corpo docente, a produção científica e o impacto social do programa.

Um dos laboratórios de Agronomia da UFPR
Foto: Izabel Liviski | Arquivo