Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Portal do egresso reúne informações sobre carreira dos ex-alunos da UFPR: quase 80% estão no PR

A plataforma SIGA, sistema de gestão acadêmica desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), incorporou novas ferramentas por conta de uma parceria entre a instituição, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Ministério do Trabalho e a Receita Federal. Trata-se do Portal Institucional de Egressos para a divulgação de dados e indicadores relacionados à trajetória dos egressos, desde 2012. Entre as informações, disponibilizadas em tempo real, estão a classificação nacional de atividade econômica, indicadores de empregabilidade e a cidade e estado onde atuam.

De acordo com o coordenador técnico do Siga UFPR, José Henrique Ferreira, o projeto faz parte de uma iniciativa da universidade para conhecer e entender melhor o que acontece com os seus egressos quando deixam a Universidade. Saber onde trabalham, em qual região, se trabalham ou não na área e a média salarial é, de acordo com ele, uma forma de projetar o índice de sucesso dos alunos, dos cursos e da universidade. Os dados abrangem tanto a graduação quanto a pós-graduação.

As informações são atualizadas em tempo real e dão conta, também, de acompanhar os egressos que estão na área acadêmica. A partir do CPF, é possível identificar a relação com as empresas ou se são profissionais autônomos. Com os dados do Ministério do Trabalho é possível mapear a área, local e perfil de atuação. Os dados são visualizados sem comprometimento à privacidade dos egressos.

Os indicadores ainda podem aferir a média salarial, chegando a níveis atomizados, por cursos de formação – estes dados ainda não estão disponíveis ao público, mas podem ser utilizados para o planejamento institucional. A média de empregabilidade e o tempo médio de emprego após a graduação também podem ajudar a universidade a gerenciar suas políticas internas.

Segundo Ferreira, o planejamento do portal começou há quatro anos, e os próximos passos são integrar esses dados com os do vestibular. “Com essa integração, podemos, por exemplo, verificar se a região consegue fixar estudantes que vêm de fora”, explica. A partir desse esforço será possível, entre outras coisas, visualizar a importância da UFPR para o desenvolvimento econômico e a sua inserção social.

Quase 80% dos egressos estão no Paraná

O sistema trabalha, atualmente, com dados de quase 35 mil egressos, desde a graduação até os níveis de mestrado, mestrado profissional, doutorado, pós-doutorado e residência médica/profissional, contando também com ex-alunos da especialização. Destes, 79,3% estão no estado do Paraná, tendo São Paulo como segunda região em termos de fixação (7,8%). No Estado, Curitiba é a cidade com o maior índice (70,4%), seguida de São José dos Pinhais (4,7%).

Gráfico gerado pelo Siga UFPR

Dados do IBGE indicam que o subsetor de ocupação que se destaca é o de ensino, com 22,5% dos egressos atuando na área. Já os dados do CNAE apontam que mais de 9% estão vinculados a administração pública em geral.

Com relação aos microdados de egressos com a graduação concluída na UFPR, o Siga armazena informações de cerca de 25 mil ex-alunos. Entre estes, 80,7% também estão no Estado do Paraná, com mais de 70% fixados na capital, Curitiba.

O sistema permite que os usuários naveguem pelos dados específicos de cada curso de graduação ou pós, atomizando as pesquisas, com a possibilidade de se conhecer mais sobre a empregabilidade dos cursos. Os cerca de 1267 egressos em Direito desde 2012, por exemplo, estão prioritariamente atuando na área, com destaque para a ocupação de consultor jurídico e advogado.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...