Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadores do Cenacid embarcam para o Haiti

Uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do Centro de Apoio Científico em Desastres (Cenacid) da UFPR embarca na noite deste domingo (14/2) em Curitiba com destino ao Haiti, onde irá atuar no apoio às vítimas do terremoto que atingiu o país no mês passado.

Conforme estimativas do governo haitiano, o número de mortes provocadas pelo terremoto ultrapassa a marca de 230 mil.

A missão do Cenacid no país do Caribe foi solicitada pelo Gabinete de Segurança Institucional, vinculado à Presidência da República.

Participam da missão Renato Eugênio de Lima e George Kaskantzis, professores, respectivamente, dos departamentos de Geologia e de Engenharia Química da UFPR, além de Tiago Badre Marino, professor do Departamento de Geociências da UFRRJ.

O embarque está marcado para as 18h32. Do aeroporto Afonso Pena, a equipe segue para o Rio de Janeiro, de onde sairá, na manhã de segunda-feira (15/2), num voo da FAB (Força Aérea Brasileira) rumo à capital do Haiti, Porto Príncipe.

A equipe do Cenacid permanecerá em território haitiano durante oito dias, até 22 de fevereiro. ‘Vamos trabalhar na consolidação do núcleo de assistência comunitária, no apoio à gestão dos recursos e na avaliação da situação e das necessidades do país’, explica Lima, coordenador do Cenacid. ‘Esta é a primeira de uma série de missões ao Haiti. Temos a expectativa de contribuir significativamente com a reconstrução do país.’

Entre os equipamentos utilizados pelo centro está o software Vicon Desastres, desenvolvido pelo próprio Cenacid. ‘Em todos os grandes desastres, os processos de reconstrução levam no mínimo dez anos’, avalia Renato Lima. ‘Nossa previsão é de que as condições podem piorar no Haiti, com a temporada de chuvas e eventuais furacões.’

Sobre o Cenacid

Criado em 2000, o Cenacid tem entre seus objetivos proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergências. Participam do centro, que já realizou dezenas de missões em todo o mundo, cerca de 70 pesquisadores e especialistas em diversas áreas de conhecimento, da UFPR e de outras instituições brasileiras.

Em agosto de 2007, o Cenacid esteve no Peru após o terremoto que matou pouco mais de 500 pessoas. ‘O Peru também é um país pobre, mas a região atingida tenha uma densidade populacional menor.’

Em maio de 2009, o Cenacid recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) o prêmio ‘Green Star’, pela dedicação à prevenção, preparação e resposta a impactos ambientais provocados por desastres naturais ou pela mão humana.

Desde o começo deste ano, 35 pesquisadores do Cenacid percorreram, em território brasileiro, mais de 5 mil quilômetros, em atendimento a ocorrências de desastres ambientais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Foto(s) relacionada(s):


Equipes de resgate espanholas tiram Redjeson Claude, 2, dos escombros em Porto Príncipe
Foto: AP


O professor Renato Eugênio de Lima, após terremoto no Peru, em 2007
Foto: Arquivo Cenacid/UFPR

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira