Pesquisadores debatem a questão agrária

Grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da UFPR que discutem temas relativos à questão agrária estão preparando a 1ª Jornada Questão Agrária e Desenvolvimento. O tema do evento é o seguinte: ‘Dimensões e perspectivas dos sujeitos do campo paranaense na multidimensionalidade da questão agrária’.

O evento acontece na Escola Latino-Americana de Agroecologia, no Assentamento do Contestado, na Lapa (PR), entre os dias 16 e 18 de novembro.

Entre os organizadores da jornada estão o Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra; o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia da UFPR, o Centro de Tecnologias Sociais e Educação em Segurança Alimentar e Nutricional para Recuperação da Agricultura Familiar, Pós-Desastres e a Soberania Alimentar da América Latina e Caribe e o Centro de Estudos Rurais e Ambientais do Paraná.

Também integram a organização os programas de pós-graduação em Sociologia, em Geografia, em Meio Ambiente e Desenvolvimento e em Segurança Alimentar e Nutricional, além da Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico.

O objetivo da jornada é integrar grupos que já vinham construindo pesquisas em pontos em comum, principalmente aquelas relacionadas aos conflitos no campo brasileiro.

As inscrições podem ser feitas até 9 de novembro, no endereço www.jornadaquestaoagraria.blogspot.com.

Fonte: Bruno Zermiani, sob orientação de Fernando César Oliveira