Pesquisadores de Geografia participam de expedição pela Amazônia

realizando pesquisas sobre o Projeto

‘Festejos em comunidades amazônicas: Espaço e representação’ desenvolvidopela UFPR em parceria com a UNIR, de Rondônia, com apoio da CAPES –Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação.

A professora Salete Kozel que ministra aulas tanto na graduação como na pós-graduação em Geografia, conta que foram visitadas áreas urbanas e comunidades ribeirinhas do rio Madeira, Itacoatiara e Parintins além de cidades de Urucurituba no Amazonas. “ O intuito desse primeiro contato foi coletar material de pesquisa, entrevistar moradores e participar e documentar festejos”, explicou a professora.

Entre as festas que o grupo assistiu estão a de Santo Antonio de Borba e Boi Bumbá em Parintins. “Foi muito bom, pois conseguimos um rico acervo para a elaboração de uma publicação que faremos e que será lançada no 2o

Colóquio do NEER Núcleo de Estudos em Espaço e Representação que ocorrerá em Salvador em dezembro deste ano.

UM NUNDO NOVO – O objetivo foi estudar os hábitos culturais e sociais dos moradores destas regiões. Além de participar dos eventos os pesquisadores entrevistaram centenas de pessoas e descobriram “um novo mundo dentro do próprio País”, segundo a pesquisadora. A viagem e as acomodações dos pesquisadores foram nas mesmas condições em que as comunidades vivem,

dormindo em redes, por exemplo. A pesquisa durou um mês. O grupo voltou entusiasmado com o que viu. “Eles estão melhores do que nós” destacou a professora. “A gente sempre ou vê falar que precisamos desenvolver a Amazônia, mas na verdade são eles que precisam nos orientar sobre os aspectos de qualidade de vida”.

Além da professora Salete Kozel, participaram da pesquisa os

pesquisadores Sylvio Fausto. Gil Filho ,Roberto Filizola, Josué Costa Silva, Maria das Graças Silva Nascimento Silva, José Januário de Oliveira Amaral, Benhur Pinós da Costa, da Universidade Federal do Amazonas e Paul Claval, da Universidade de Paris IV, em Sorbone na França. O grupo

contou ainda com a participação de 10 alunos bolsistas de graduação, mestrado e doutorado.

embarcação da equipe da UFPR

Grupo da UFPR
Foto: Salete Kozel

Nova Olinda, uma das cidades visitadas