Pesquisadores da UFPR trabalham em Moçambique

A cooperação alcançou resultados positivos, nas diversas áreas da engenharia florestal, por meio de treinamento de técnicos e professores moçambicanos de acordo com metodologias brasileiras adaptadas à realidade do país, da investigação conjunta em manejo de florestas tropicais, e do estabelecimento de normas técnicas em tecnologia da madeira.

No ano passado a cooperação entre as duas instituições foi intensificada com nova colaboração da ABC – Agência Brasileira e do Ministério das Relações Exteriores, na formulação e financiamento do componente da capacitação técnica dos professores e funcionários da Universidade Eduardo Mondlane. Fundamentou-se na ida de professores brasileiros da UFPR a Moçambique e na vinda de professores e servidores da UEM ao Brasil. Nessa ocasião identificou-se a importância do CEFLOMA – Centro Florestal de Machipanda e floresta de Inhamacari, como meio de treinamento e capacitação prática de técnicos e alunos brasileiros e moçambicanos.

Um novo projeto foi formalizado neste mês para reabilitação do CEFLOMA – Centro Florestal de Machipanda, com área de 1500ha, onde a meta principal será o ensino, a pesquisa e a extensão. O projeto tem um custo previsto de US$ 2,091,792.00, para três anos de execução, do qual serão efetuadas reformas de instalações, equipamentos de informática, equipamentos para proteção de incêndios e suprimentos para laboratórios. Está prevista a instalação de um viveiro com capacidade para produzir 100.000 mil mudas florestais por ano, como também está a instalação de uma serraria para o beneficiamento de madeira das plantações florestais existentes na área.

O embaixador do Brasil em Maputo, Antonio José M. de Souza e Silva, pretende tornar o CEFLOMA um centro de referência do Brasil em Moçambique como um marco da presença brasileira no país. Para tal foi acordada a fase inicial do projeto, no valor de US$ 838,264.00, com prazo de execução de 18 meses. Nessa fase será contratado um engenheiro florestal brasileiro para exercer as funções de gestor do CEFLOMA.

Será efetuado o mapeamento da área, iniciadas as obras de reformas das edificações e serão adquiridos veículos e equipamentos. O Projeto também prevê a capacitação de recursos humanos da UEM e outros profissionais do setor florestal, no Brasil e em Moçambique, nas áreas afetas às ciências florestais; a transferência de conhecimentos com vistas a viabilizar ao governo moçambicano alcançar a meta de implantar 2 milhões de hectares de florestas plantadas nos próximos 15 anos.

No âmbito do mesmo projeto, o professor Dartagnan Baggio Emerenciano pretende formalizar acordo para permitir estágios de estudantes do curso de Engenharia Florestal da UFPR no referido centro, a partir de julho de 2010, para o que solicitará apoio financeiro do Ministério da Educação, da ABC e do PNUD.

Na próxima semana, os professores Dartagnan e Nelson estarão trabalhando durante 10 dias na província de Chimoio, em atividades de campo de manejo florestal e terão encontro com o embaixador do Brasil no CEFLOMA para efetuarem diagnóstico, em conjunto com as atividades do projeto a serem executadas prioritariamente para que o mesmo seja iniciado com a maior brevidade possível.

Reunião de trabalho em Moçambique

A equipe com o embaixador do Brasil em Maputo