Pesquisadora da UFPR integra organização mundial de pesquisa sobre clima

A entidade promove pesquisa em ciências atmosféricas, reduzir desastres naturais, proteger o ambiente, além de compreender e buscar respostas para as mudanças ambientais. A climatologista Alice Grimm, do Departamento de Física, pesquisadora de variações e mudanças climáticas foi escolhida para integrar o grupo de gestão da CAS durante o encontro de cientistas do mundo todo, realizado mês passado em Incheon, Coréia do Sul.

Como se trata de pesquisas em todo planeta, a Comissão de Ciências Atmosféricas se reúne a cada quatro anos e escolhe novos membros do grupo de gestão, que irão definir os rumos dos estudos. A representante da UFPR fez diversas sugestões, entre elas, a inclusão da América do Sul nos estudos de variabilidade de ciclones tropicais. Segundo a pesquisadora é preciso “melhorar o conhecimento e a previsão avançada destes eventos de alto impacto.

Ela destaca que na Ásia e África há muito mais estudos nesta área do que aqui. Alice explica que o Brasil e América do Sul, não sofrem significativamente com ciclones tropicais, mas possuem um regime de monções responsável pela estação chuvosa em boa parte do continente, com períodos de chuva que atingem regiões muito populosas.

A integrante de uma das mais conceituadas organizações de pesquisa do mundo, entende que compreender os impactos das mudanças climáticas é urgente, principalmente na América do Sul. Para a pesquisadora, a participação do Brasil no grupo é muito importante e coloca o País no centro dos estudos relacionados com o clima. Em janeiro de 2010 a pesquisadora viaja para a Índia e África do Sul, regiões onde mantém pesquisas.

A professora Alice Grimm( no centro) no encontro na Coréia do Sul
Foto: divulgação