Pesquisador português debate sindicalismo na UFPR

A palestra está marcada para as 19 horas, na sala do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, localizada no 9º andar do Edifício D. Pedro I, Rua General Carneiro, 460, Centro, Curitiba. Com o título “Dinâmicas no mundo do trabalho e desafios do sindicalismo – uma abordagem do caso português no contexto europeu”, a palestra é aberta a todos os interessados.

O evento é promovido pelo NUPESPAR – Núcleo de Pesquisa Sindicalismo no Paraná e pelo GETS – Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Breve perfil – Elísio Guerreiro do Estanque é professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Coimbra, em Portugal, e pesquisador do Centro de Estudos Sociais, ligado à mesma universidade e dirigido pelo sociólogo português Boaventura de Souza Santos. Doutor em sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é natural do Alentejo. Foi professor visitante em universidades da Inglaterra, Ucrânia e Brasil, USP.

Estanque mantém na Internet o blog “Boa Sociedade”, no endereço boasociedade.blogspot.com. “[Boa sociedade] será aquela que recuperará a dignidade humana dos seus cidadãos, através do combate às injustiças e desigualdades sociais e apoiada na consciência crítica e na ação solidária”, diz o texto de apresentação do blog. Uma de suas linhas atuais de pesquisa é o sindicalismo e a cultura operária no espaço urbano.

Serviço:

Palestra: “Dinâmicas no mundo do trabalho e desafios do sindicalismo – uma abordagem do caso português no contexto europeu”, com o professor Elísio Guerreiro do Estanque

Data: dia 5 de junho de 2008

Horário: 19 horas

Local: Sala do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, localizada no 9º andar do Edifício D. Pedro I
Informações: (41) 3360.5254 ou 3360.5173

Professor Elísio Estanque