Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Registro Acadêmico dos aprovados no Vestibular 2017-2018 começa com novidades; matrículas prosseguem até o dia 25

Nauami, do curso de Farmácia, foi a primeira aluna a fazer o registro. Imagem: Leonardo Bettinelli.

A partir de hoje, os mais de cinco mil aprovados na segunda fase do Vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná estão dando os primeiros passos como estudantes de graduação, ao realizarem o Registro Acadêmico. O processo acontece do dia 17 a 25 de janeiro e compreende a recepção, análise e aprovação de documentos dos candidatos e a verificação de que eles atendem às exigências previstas para os cotistas, quando for o caso.

Os alunos devem realizar o Registro Acadêmico na cidade onde está localizado o campus em que vão estudar. Assim, os aprovados para os campi de Palotina, Litoral, Jandaia do Sul e Toledo devem entregar os documentos em cada uma das sedes, respectivamente. A exceção é para aqueles que estudarão no Centro de Estudos do Mar, situado em Pontal do Paraná, que farão o processo em Curitiba.

Este ano, houve novidade quanto à comprovação de renda dos estudantes cujas famílias têm renda per capita menor ou igual a um salário mínimo e meio. Antes de realizar o Registro Acadêmico, esses candidatos passam por uma banca que, após analisar a documentação requerida, defere ou não a continuação do registro. Além disso, o calendário para o o processo foi dividido por setores e não por ordem alfabética, como era nos outros anos.

De acordo com Julio Gomes, da Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência (COPAP), 600 estudantes por dia farão o Registro Acadêmico só em Curitiba. Ele também salienta que os calouros devem, nos três primeiros dias de aula do semestre (19 a 21 de fevereiro no primeiro semestre e 30 de julho a 1º de agosto para os que iniciam no segundo semestre), comparecer à coordenação de seus cursos e assinar a lista de confirmação de matrícula. “É fundamental que nesses três primeiros dias de aula os alunos assinem a lista de confirmação ou enviem alguém com procuração que possa fazer isso. Do contrário, o estudante perde o direito à vaga que será destinada à chamada pública nominal”.

A mais nova estudante de Farmácia Nauami Kaiser, de 17 anos, foi a primeira a realizar o Registro Acadêmico e está ansiosa para ficar um passo mais perto de seu sonho, que é trabalhar em laboratório na fabricação de medicamentos. “Minha tia é farmacêutica e meu primo está cursando a mesma graduação. Ele me contou como está gostando e despertou meu interesse pela área”.

A futura farmacêutica conta que passou o ano de 2017 inteiro se dedicando aos estudos, inclusive aos sábados. “Valeu muito a pena. Acredito que vou gostar de todos os temas, principalmente anatomia, que me identifico muito”.

Stephanie (do curso de Farmácia) e seu filho, Miguel. Foto: Leonardo Betinelli. 

Também aluna de Farmácia, Stephanie da Silva Brito, de 16 anos, levou junto para realizar o Registro Acadêmico seu companheiro de estudos, o filho Miguel de apenas um mês de idade. Ela conta que estava fazendo cursinho pré-vestibular, mas ao receber a notícia da gravidez teve que parar o curso e seguir estudando por conta. “Com a ajuda dos professores do colégio eu consegui realizar as provas e passar”. E Miguel esteve junto, na barriga da mãe, durante todo esse processo. “Eu sempre quis trabalhar em laboratório, na fabricação de remédios. A área da saúde me interessa muito. Espero me adaptar com as atividades e me sentir realizada”, diz.

Tafnes Martins, de 18 anos, está ingressando no curso de Terapia Ocupacional com o desejo de, quando formada, trabalhar com crianças. “Gosto muito de áreas afins como Psicologia e Fisioterapia. Acho que isso foi o que me instigou a escolher esse curso”.  Já Fernanda Correia foi influenciada por seu filho, também estudante da graduação, a cursar Terapia Ocupacional. Formada em Direito, ela se interessou pela área após seu filho animá-la contando sobre as aulas que participa.

Registro Acadêmico Experimental em Libras

Nesta terça-feira (16), foi realizado o Registro Acadêmico dos ingressos no curso de Letras / Libras. A ocasião teve intérpretes de libras assessorando os responsáveis pelo registro e serviu para a equipe testar os procedimentos “Como precisamos dos intérpretes para auxiliar no processo, foi necessário um horário especial para esse atendimento específico. E tudo correu tranquilamente”, relata Eduardo Barra, pró-reitor de Graduação e Educação Profissional.

Recepção dos Calouros

Para animar os novos colegas, os veteranos dos cursos estão fazendo festa em frente ao Prédio Histórico da UFPR, onde está sendo realizado o registro. Eles aguardam a saída dos calouros e promovem integração por meio de pinturas, fotos, música e captação de dinheiro para o almoço.

Giovana Rossini é estudante do terceiro período de Terapia Ocupacional e conta que na recepção, além de pintar o nome do curso no rosto dos estudantes e tirar foto com a nova turma, uma comemoração estava sendo preparada “Vai ter tinta colorida e confete e depois vamos levá-los para o sinal para arrecadar dinheiro e almoçarmos juntos”.

Já a Bateria e a equipe Atlética da Saúde agregaram os estudantes de todos os cursos do Setor para recepcionar os ingressos. “Viemos tocar músicas para os calouros para eles se sentirem acolhidos e começarem a perceber um pouco do que a universidade oferece além das matérias. Fora a bateria, temos a equipe de cheerleaders e vários esportes, são diversas modalidades que podem despertar o interesse deles e facilitar o entrosamento”, conta Amanda Fontoura, estudante de Enfermagem.

Primeira Chamada Pública e SiSU

O coordenador do Copap lembra que os candidatos que prestaram vestibular devem ficar atentos à publicação do edital da primeira chamada pública, que deve ser veiculado no final de janeiro. “As vagas que não forem preenchidas agora serão disponibilizadas aos candidatos seguintes. O registro desses alunos será realizado nos dias 8 e 9 de fevereiro”, explica. Para aqueles selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) (resultado em 2 de fevereiro) o registro será feito nos dias 6 e 7 de fevereiro.

Veteranos recepcionam os novos colegas. Foto: Leonardo Bettinelli.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...