Pediatra Izrail Cat profere palestra para servidores da UFPR

Durante o encontro, o médico falou sobre Tanatologia – parte da medicina legal que se ocupa da morte e dos problemas médico-legais com ela relacionados – ouviu perguntas, tirou dúvidas, propôs questões para serem pensadas, indicou livros, enfim, interagiu com o grupo.
Segundo ele, há 10 anos vem acumulando conhecimentos sobre a temática, e está certo de que “é fundamental que uma disciplina acerca da Tanatologia seja ofertada aos alunos do internato (6º ano de Medicina). Isto porque, acredita que “é importante que estudantes tenham oportunidade de conhecer essa postura diferenciada de enfrentar a morte e, quem sabe, adotar essa prática nos hospitais em que exercerem atividade profissional”.

Medicina Paliativa da Pediatria do HC – O pediatra explicou aos alunos da capacitação o funcionamento da Unidade de Medicina Paliativa da Pediatria do HC. Segundo o médico, sempre que um paciente entra em estado terminal, uma equipe de profissionais de saúde se reúne com a criança e familiares para apresentar a real situação.

Neste momento, são tiradas as dúvidas sobre a doença, o tratamento adotado, as expectativas de vida, enfim, é realizada uma conversa aberta, “que contribui para que o momento final seja menos doloroso, traumático. A experiência mostra que essa medida auxilia na aceitação da morte, tranqüiliza pacientes e familiares”.

Quem também é beneficiada com essa medida é a equipe de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem), que normalmente “convive durante muito tempo com o paciente e familiares e que, inevitavelmente, desenvolve relações afetivas”, assegura o médico.

O pediatra Izrail Cat, encerrou sua participação na Jornada de Desenvolvimento Pessoal, realizada no final de setembro e idealizada por Maria Rita Michalski, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Progepe, indicando o filme “Uma Prova de Amor” e as obras “O que acontece quando morremos: um estudo sobre a vida após a morte, de autoria de Sam Parnia; e “Morte e o morrer”, de Elisabeth Kluber-Ross.

pediatra Izrail Cat
Foto: Progepe