Participe da festa em comemoração aos 95 anos da UFPR

A mais antiga universidade do Brasil completa 95 anos e quem ganha a festa é a população de Curitiba. Para marcar esta data, uma grande festa deverá ter início às 9 horas, com as tendas ao lado do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, com atividades comandadas pelo Departamento de Artes e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Na tenda do Departamento de Artes, professores e alunos estarão monitorando as atividades artísticas com crianças e jovens, voltadas à oficina de gravuras e aos jogos, que trabalharão a questão da cultura e da arte por meio do lúdico.

Na tenda organizada pelos servidores da Pró-Reitoria de Recursos Humanos, as ações são voltadas à orientação sobre saúde, focando na prevenção de AVC, câncer de mama, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras. “Estivemos presente, ao longo do ano, em diversas atividades promovidas por parceiros da Universidade, levando o conhecimento gerado dentro da instituição para a população. No aniversário da UFPR, estaremos presente para reafirmar que o trabalho desenvolvido na Federal é totalmente voltado à comunidade”, esclarece o pró-reitor Carlos do Rosário.

Objetivo – Para o reitor Carlos Moreira Júnior o aniversário de 95 anos da instituição é um bom momento para reafirmar a importância da instituição no desenvolvimento do Estado e dar de presente à comunidade uma festa. “A Universidade desenvolve suas ações sempre em prol da sociedade. Nossos projetos de pesquisa, programas de extensão, o ensino de graduação e de pós-graduação. Temos, como instituição pública de ensino, a responsabilidade de voltar à sociedade nossos resultados. Assim, nada é mais marcante do que a festa de uma data tão importante quanto à dos 95 anos da instituição e de ser comemorada em praça pública, para que a população tenha ainda mais contato com a Universidade e aproveite algumas das atividades que são desenvolvidas para ela”, explica.

Programação – Além das tendas, um palco nas escadarias do Prédio Histórico trará apresentações teatrais, musicais e de dança ao longo do dia. A partir das 10h30min, o palco será tomado pelos alunos e professores do curso de Formação de Ator da Escola Técnica da UFPR, com apresentações variadas. “A festa na Praça Santos Andrade e nas escadarias do Prédio Histórico é simbólica. É uma festa para a população e no local em que sempre as manifestações de cidadania acontecem. No dia 19, o Prédio Histórico estará em festa”, enfatiza a assessora de comunicação Patrícia Favorito Dorfman. A organização do evento ficou sob a responsabilidade da Assessoria de Comunicação e Marketing e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Às 17h30min, as atividades no palco cederão lugar à sessão solene do Conselho Universitário, que acontecerá no salão nobre do Setor de Ciências Jurídicas. Nesse momento, o reitor irá prestar contas aos conselheiros das ações realizadas ao longo de 2007 e avaliar se os objetivos de cada unidade contribuíram para alcançar as metas propostas pelo Planejamento de Desenvolvimento Institucional da UFPR.

Encerramento – Para fechar as comemorações, ao finalizar a sessão do COUN, todos serão convidados para a última parte da festa, que se realizará novamente no palco, sobre as escadarias do Prédio Histórico. Ali, os Grupos Artísticos da Universidade farão suas apresentações.

Estarão presentes no palco, em uma hora e meia de apresentação, a Orquestra, o Grupo de MPB, o Grupo de Percussão, a Téssera Companhia de Dança, Sopros da Orquestra Juvenil da UFPR e o Coral da UFPR. Serão apresentações em que música e dança marcarão o início das comemorações ao centenário da Instituição. O encerramento será feito com uma grande queima de fogos em acima do Prédio Histórico.

Confira a programação na íntegra.

Nas escadarias do Prédio Histórico

10:30 – Abertura com esquetes de Clowns

11:00 – Peça Teatral ‘O Rico e o Avarento’, de Ariano Suassuna
12:00 – Apresentação musical ‘Seres Lunáticos’