Paraná vai ganhar mais uma instituição federal de ensino

O novo instituto será autarquia de regime especial voltado para cursos profissionalizantes. Metade das vagas terão de ser destinadas para cursos técnicos segundo Alípio Leal Santos Neto, atual diretor da Escola Técnica da UFPR.

A apresentação da nova unidade será feita terça-feira, dia 13 de novembro, às 15 horas pelo diretor de articulação e apoio institucional do MEC, Irineu Colombo. O representante do Ministério da Educação irá explicar como vai funcionar a nova instituição, que terá prioridade de suprir a falta de profissionais e de professores de nível técnico de Matemática, Química, Física e Biologia.

Atualmente a Escola Técnica da UFPR tem aproximadamente dois mil alunos e oferta 540 vagas no teste seletivo. Mas a maior parte das vagas está nos cursos de Educação a Distância. Hoje são mais de 18 mil alunos nesta modalidade de ensino.

fachada da Escola Técnica
Foto: Izabel Liviski