Para pesquisadora, melhoria do ensino depende de mobilização

A afirmação é da pesquisadora e escritora carioca Mary Del Priore, que na última sexta-feira (31/10) participou em Curitiba do lançamento do NEPIE – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

‘Em cada casa, as pessoas precisam se interessar pela escola, pela saúde dos professores, pela sala de aula’, defendeu Del Priore. ‘Enquando a sociedade não deixar de ver a criança de forma diferente dentro de casa, pouca coisa irá mudar.’

A pesquisadora apontou que o trabalho infantil ainda hoje seria visto no país como ‘algo que educa’ as crianças. ‘O Brasil ainda não consolidou o direito das crianças’, afirmou. ‘As crianças são vistas como mão-de-obra. No campo, como mão-de-obra preferencial.’

Mary Del Priore fez um breve histórico acerca da situação das crianças e adolescentes brasileiros nos últimos séculos. E concluiu: ‘A sensibilidade dos brasileiros em relação a uma criança pobre não mudou. É a mesma desde o século XVII.’

Como exemplo, citou o fato dos motoristas fecharem o vidro do carro diante de uma criança de rua. ‘Fechamos o vidro e culpamos os pais da criança pela sua condição.’

Após a palestra, Mary Del Priore concedeu autógrafos e participou do lançamento de livros de pesquisadores que integram o novo núcleo da UFPR.

Entre os livros lançados estão ‘A Criança em Perspectiva: Olhares do Mundo para o Tempo Infância’, da professora Gizele de Souza; ‘Ciclos de Aprendizagem e Avaliação de Alunos: o que a Prática Escolar nos Revela’, de Adriane Knoblaucoh; ‘Educação Especial: Diálogo e pluralidade’, de vários autores, com um capítulo assinado por Laura Ceretta Moreira; ‘Livros de Ocorrência – (in) Disciplina, Normalização e Subjetivação’, de Ana Lúcia Silva Ratto; e ‘O Cotidiano Escolar Face às Políticas Educacionais’, organizado por Maria Sampaio e com capítulo de Valéria Milena Ferreira.

Sobre o NEPIE

Coordenado pelas professoras Gizele de Souza e Marynelma Camargo Garanhani, o NEPIE da UFPR tem como meta reunir professores e alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado interessados nos temas ligados à infância, educação infantil e ensino fundamental.

Entre seus objetivos estão articular uma rede de pesquisadores, estabelecer parcerias com outras universidades, auxiliar na elaboração de políticas públicas e contribuir no trabalho de formação de profissionais da educação.

As linhas de pesquisa são as seguintes: 1) História da Infância e da Educação Infantil; 2) Sociologia da Infância; 3) Políticas para Infância, para a Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental; 4) Saberes Docentes e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental; e 4) Relações de Raça, Gênero e Idade no Contexto da Infância.

Mary Del Priore concede entrevista à TV UFPR
Foto: Fernando Oliveira