Painéis expõem unidades que fazem a história dos 100 anos da UFPR

No saguão do piso subsolo da 3ª Siepe estão expostos 37 pôsteres de pesquisas ligadas aos 100 anos da universidade. Entre os painéis, trabalhos sobre a história do Direito, Turismo, Pedagogia, Educação Artística, Arquitetura e Urbanismo; a presença da universidade na Antártica que inseriu a universidade em projetos de importância global e que neste ano completou 30 anos de existência; das áreas da saúde como os 30 anos Transplante de Medula Óssea e os 35 anos da Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente.

Os estudantes de Oceanografia Henrique Lobo e Danilo Oliveira vieram de Pontal do Paraná para apresentar sua pesquisa sobre a história do Centro de Estudos do Mar (CEM) que comemorará 30 anos de fundação em 2012. Eles levantaram dados sobre a fundação do CEM, cuja história teve início nos anos 80 como Centro de Biologia Marinha, um centro de pesquisa que começou com dois vagões de trem como laboratório e alojamento de pesquisadores.

‘Foi muito interessante pesquisar esses dados históricos, ver como foi, com quem começou, a história de professores e a pesquisa com documentos históricos’, afirma Henrique, enfatizando os trabalhos que envolveram entrevistas com professores fundadores, a pesquisa bibliográfica e dos documentos lhe mostraram um novo meio de fazer ciência. Entre os documentos históricos encontrados, foto da época dos vagões-sede, do professor Metry Bacila, junto com os pesquisadores que fundaram o centro e até o convite da solenidade de inauguração do centro, ocorrida no dia 13 de março de 82 e assinado pelo então reitor Ocyron Cunha.

‘Foi muito interessante participar desta pesquisa, poucos conhecem o nosso Centro’, afirmou Danilo. Orgulhosos de estudarem lá, eles lembram que hoje o curso é o quarto no País e que o Mestrado tem alto conceito, de Nível 5. Eles se consideram meio esquecidos: ‘Brincamos que estamos num paraíso, mas que fica no fim do mundo’, diz Henrique, esperando que a pesquisa ajude o CEM a ficar mais conhecido por toda comunidade.

Todos os projetos dos bolsistas do Projeto 100 anos, já finalizados ou em andamento, estarão sendo avaliados pelas bancas nesta quarta-feira, das 16 às 17h30.

Exposição de pesquisas na Siepe 2011
Foto: Leonardo Bettinelli