Os Mutantes agitam Antonina no Dia Mundial do Rock

Os Mutantes fazem espetáculo de abertura do 23º Festival de Inverno da UFPR - Foto: Marcos Solivan

A lendária banda de rock “Os Mutantes” se apresentou no sábado (13), na solenidade de abertura do 23º Festival de Inverno da UFPR. Mais de oito mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, prestigiaram o show que agitou o público de todas as idades. O grupo mostrou um repertório eletrizante que misturava grandes sucessos da banda, como “Top Top” e “Ando Meio Desligado”, com algumas músicas menos conhecidas.

Com um instrumental bem agitado e fazendo uso de recursos de estúdio e mistura de sons típicos do estilo musical da banda, “Os Mutantes” agradaram, e muito, a plateia que se manteve empolgada do começo ao fim. Durante a música “Balada do Louco” a multidão cantou a uma só voz, mostrando o clima de união entre artistas e público que se manteve até o final. Vítor Trida, integrante da banda, ficou feliz com o resultado da apresentação. “Foi maravilhoso o show, a galera muito animada. Acho que a gente entregou um presente pelo Dia Mundial do Rock”, afirmou.

Quem assistiu concordou. Marcos Brehm, 31 anos, veio de Curitiba com a esposa só para assistir aos Mutantes. “Sempre gostei de Rock dos anos 60 e 70 e valeu a pena ter vindo prestigiar a banda. Foi maravilhoso!”, conta. Para Andressa Orciuch, 40 anos, o que mais impressionou foi ver as diferentes gerações reunidas. “Muito legal ver que tem um pessoal jovem que nem era nascido que curte e canta junto a maior parte das músicas”, diz Andressa. Kauane Bianchi, 22 anos, é parte deste público mais jovem e veio pela influência de outras gerações. “Foi sensacional! Minha mãe ouvia bastante Mutantes, foi isto que me motivou a vir”, explica Kauane.

Solenidade de Abertura

Prefeito João Ubirajara Lopes, reitor Zaki Akel Sobrinho, pró-reitora Deise Picanço e pró-reitor Álvaro Pereira, na solenidade de abertura do 23º Festival de Inverno da UFPR - Foto: Marcos Solivan

A abertura oficial do evento contou com autoridades da UFPR e da prefeitura de Antonina e representantes dos patrocinadores. Participaram da solenidade o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, o prefeito de Antonina João Ubirajara Lopes e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Deise Picanço. Segundo o reitor da UFPR, esta edição do Festival é especial porque faz parte da celebração dos cem anos da universidade. “Este ano está com mais energia, tem um toque de gastronomia e o apoio do novo prefeito deu um ânimo a mais para o evento”, diz.

Zaki Akel prometeu novidades no Festival de Inverno para o ano de 2014, que já estão sendo planejadas desde agora. Para este ano as expectativas de participação são boas e participam mais pessoas de diferentes áreas da universidade. “Estamos trazendo mais departamentos acadêmicos para participar do Festival e esperamos enriquecer o evento com isto”, conta Zaki.

Reitor Zaki Akel Sobrinho fala para público de oito mil pessoas na abertura do 23º Festival de Inverno da UFPR - Foto: Marcos Solivan

A pró-reitora de Extensão e Cultura ficou satisfeita de ver a multidão que veio prestigiar a abertura do Festival e o show dos Mutantes. “Isso só mostra que a gente está no caminho certo. O dia foi um sucesso e espero que isto se repita ao longo da semana”, diz Deise.

Os Mutantes

A banda paulista foi formada inicialmente em 1966 pelo baixista, pianista, cantor e compositor Arnaldo Baptista, pelo seu irmão, o guitarrista, violonista e compositor Sérgio Dias e pela cantora e compositora Rita Lee. A banda ficou muito conhecida por aderir ao Tropicalismo e o conjunto tornou-se o grande nome do rock de vanguarda da música brasileira dos anos 60.

Os Mutantes foram os pioneiros no Brasil a mesclar o Rock and Roll com outros elementos musicais. A partir do trabalho deles, passou a existir uma espécie de mistura da música estrangeira com a brasileira com a adição de novas ideias, e doses de experimentalismo, abrindo, assim, o caminho para o que ficou conhecido como hibridismo musical.

Sérgio Dias liderou Os Mutantes em show que agitou Antonina no dia mundial do Rock - Foto: Marcos Solivan

Atualmente o grupo é formado por Sergio Dias (violão, guitarras e vocais), Vinícius Junqueira (baixo), Vítor Trida (guitarras, flauta, viola caipira e violino), Esmeria Bulgari (vocais), Henrique Peters (teclados) e Cláudio Tchernev (bateria).

A programação completa do 23º Festival de Inverno da UFPR está aqui.

Acompanhe a cobertura fotográfica do evento.

Por Lara Madeira (especial de Antonina)