Oficinas no dia 10 de novembro abrem agenda do Mês da Consciência Negra

A UFPR programou uma extensa e importante agenda para marcar o Mês da Consciência Negra, em novembro.

Um das datas mais importantes será em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Nela, haverá uma mesa redonda sobre o tema “Relações Raciais e Educação” com a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPR (Neab), Lucimar Dias, e o professor Paulo Vinicius Batista. O evento será promovido às 8h, no Anfiteatro 100 do Edifício D. Pedro I, em Curitiba.

Abertura no dia 10

O primeiro evento oficial será promovido no dia 10, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba: duas oficinas que ocorrerão das 14h às 20h no Memorial de Curitiba, sobre o tema brinquedos e brincadeiras, e outra das 16h às 18h, na Casa Hoffman, sobre mídia e questão racial. Outras três oficinas serão promovidas nos dias 12, 17, 18 e 19.

A coordenadora do Neab, professora Lucimar Dias. Imagem: samira Chami Neves.
A coordenadora do Neab da UFPR, professora Lucimar Dias. Imagem: Samira Chami Neves.

Um dos pontos altos da programação será no dia 13, às 19h, no anfiteatro do 1º andar do Edifício D. Pedro I, da UFPR: a conferência do professor A. Bame Nsamenag, da Universidade de Bamenda (Camarões), sobre o tema “Teorias e Práticas Educacionais Africanas”. A palestra marca o encerramento do Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Paraná.

No dia 18, às 19h, na Capela da Reitoria, haverá mesa-redonda sobre o tema “Direito e Diversidades”, com duas convidadas. Uma delas é Liliana de Mendonça Porto (professora do Departamento de Antropologia/Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFPR – “O Ensino da História e Cultura Afro-Brasileiras e a Temática Religiosa: Dilemas Enfrentados na Aplicação da Lei 10.639/03”. A outra é a professora Marion Brepohl, do Departamento de História/UFPR – “Poder e Religiosidade”.

No dia 19, às 19h, na Capela do Edifício D. Pedro I, haverá uma roda de conversas sobre arte africana que terá a mediação da professora Marilda Lopes Pinheiro Queluz, do Departamento de Desenho Industrial e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, e a convidadas Megg Marco Rayara de Oliveira e Janaína Souza de Queiroz, da UTFPR.

Destaque também para o festival de Cinema da Lapa, que ocorrerá entre 12 e 16 de novembro.

Ao longo do mês, os coletivos “Eu sou Neguinha” e “Frente Negra” – formados por alunos de vários cursos da UFPR – também visitarão escolas de Curitiba para explicar a estudantes a importância do tema.

Mais informações na página do evento.

Por Aurélio Munhoz