Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ocupantes contrariam notificação da UFPR e laudo dos Bombeiros e promovem festa em prédio do DCE

Um grupo de ocupantes do prédio onde funciona o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Paraná, muitos sem nenhum vínculo com a UFPR, contrariou notificação da Reitoria e laudo emitido pelo Corpo de Bombeiros e decidiu promover uma festa no local, nesta sexta-feira (dia 27). O próprio DCE condena a festa e já desocupou o imóvel.

Para garantir a segurança dos frequentadores do local, a Pró-Reitoria de Administração da UFPR emitiu notificação ao grupo e ao DCE, ontem (dia 26), informando que a festa não tem autorização da Administração Central da UFPR e que os responsáveis pela organização serão responsabilizados civil e criminalmente por eventuais problemas que possam ocorrer no prédio. Os organizadores da festa também contrariam as normas e resoluções da UFPR, com a cobrança de ingressos e a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas nas dependências da instituição.

Na sexta-feira da semana passada (dia 20), houve um princípio de incêndio no 2º andar do prédio do DCE, o que exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros. O incidente levou os Bombeiros a fazer vistoria e emitir laudo, assinado pelo soldado Eduardo Oliveira Muniz, citando irregularidades no imóvel e determinando prazo de 30 dias para resolvê-las.

Em carta enviada ao reitor Zaki Akel Sobrinho, o chefe do Serviço de Prevenção dos Bombeiros, capitão Alexis Iverson Martins, informa que o imóvel não possui Certificado de Vistoria e recomenda sua desocupação. Em 2013, os Bombeiros também haviam feito vistoria no imóvel e constataram os mesmos problemas. Além disso a Reitoria já havia solicitado a desocupação do imóvel, para reformas, mas os ocupantes  insistiram em permanecer no prédio.

Em reunião do Conselho Universitário, a diretoria do DCE negociou com a Reitoria da UFPR a desocupação do imóvel e a transferência da sua sede para uma sala provisória no Edifício D. Pedro II, situado ao lado do prédio do Diretório Central de Estudantes. No dia 13 de fevereiro, as Pró-Reitorias de Administração e de Assuntos Estudantis também firmaram acordo com o DCE garantindo a revitalização do imóvel dentro de 30 dias após a desocupação. O acordo foi assinado pelos representantes dos estudantes, Matheus Fabrício Vieira e Ellyng Kenya dos Santos Cordeiro.

Mesmo assim, o grupo de ocupantes do prédio alheios à UFPR decidiu permanecer no local e promover uma festa que estão divulgando por meio de panfletos e das redes sociais.

Na reunião do Conselho Universitário (COUN) do dia 26/02, foi nomeada uma comissão paritária, com participação dos representantes dos alunos e com objetivo de mediar a desocupação do prédio utilizado pelo DCE, objetivando obras de manutenção emergencial e revitalização.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...