Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Observadores acompanharão debate sobre Ebserh, amanhã (21), em reunião não deliberativa do Conselho Universitário da UFPR

 

A reunião do Coun será transmitida ao vivo pela internet, garantindo a transparência do debate. Foto: ACS da UFPR.

Uma comissão de observadores acompanhará nesta quinta-feira (dia 21), às 9h, na Sala dos Conselhos (2º andar do prédio da Reitoria da UFPR-Universidade Federal do Paraná), a reunião não deliberativa do Conselho Universitário na qual será debatida a proposta de gestão compartilhada do Hospital de Clínicas do Paraná e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

A sessão será transmitida ao vivo pela internet. Acessando o Portal da UFPR, a comunidade terá acesso a um link para acompanhar a transmissão. Um monitor de TV, com áudio, também será instalado em uma tenda localizada no pátio da Reitoria para que a comunidade universitária acompanhe todos os detalhes da reunião.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, explica que o objetivo da reunião desta quinta-feira é esclarecer, de forma democrática e transparente, todas as dúvidas dos 63 integrantes do Coun (Conselho Universitário) sobre o tema. O Coun se reunirá novamente para decidir se aceita a proposta de gestão compartilhada do HC com a Ebserh no dia 28.

Observadores

Comprovando este compromisso com a transparência , a Reitoria da UFPR convidou para a reunião de amanhã representantes do Sinditest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba); Simepar (Sindicato dos Médicos do Paraná); DCE (Diretório Central dos Estudantes); e a APUFPR (Associação dos Professores da UFPR).

Convidou, ainda, como observadores o secretário municipal da Saúde de Curitiba, Adriano Massuda; o presidente da Câmara de Vereadores de Curitiba, Paulo Salamuni; o juiz do Trabalho Sandro Augusto de Souza; além de representantes da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil) e CUT (Central Única dos Trabalhadores). A diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Jeanne Liliane Marlene Michel, também participa do encontro.

Reitor pede respeito

Akel explicou que seu objetivo, com a promoção do debate e o convite para a participação das entidades na comissão de observadores, é garantir que a proposta de gestão compartilhada do Hospital de Clínicas do Paraná e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral com a Ebserh seja debatida da forma mais ampla e transparente possível.

O reitor da UFPR convidou para o debate os interessados em discutir o tema na comunidade e os opositores da proposta, que nas duas sessões anteriores impediram a entrada de integrantes do Conselho Universitário. “A Reitoria está cumprindo seu dever de garantir que o tema seja debatido de forma democrática, pluralista e com total respeito ao Coun. Pedimos que os adversários da proposta façam o mesmo, respeitando todos os membros do Conselho e permitindo que eles participem e discutam o tema”, sugeriu Zaki Akel Sobrinho.

Esta será a terceira reunião organizada pela Reitoria com o objetivo de debater a proposta de gestão compartilhada com a Ebserh. A primeira foi promovida no auditório do Hospital de Clínicas e a segunda, no Centro Politécnico. Além disso, diretores de todos os setores da UFPR também promoveram reuniões para debater o tema, ao longo dos dois últimos anos. O Conselho de Administração do HC já votou favoravelmente à proposta, que recebeu ainda manifestação de apoio dos estudantes de Medicina da UFPR.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...