Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste domingo obra musical que homenageia UFPR

Sinfônica do Paraná apresenta obra criada em homenagem ao centenário da UFPR - Foto: Leonardo Bettinelli

Neste domingo (28), a obra “Da Cúpula Sonhou-se o Palácio da Luz”, composta pelo maestro da Orquestra Filarmônica da UFPR, Marcio Steuernagel, em homenagem aos 100 anos da Instituição, fará sua estreia mundial. A apresentação será no Teatro Guaíra, às 10h30 e integra o programa da Orquestra Sinfônica do Paraná, que também inclui peças de Heitor Villa-Lobos e Robert Schumann, e o solo de piano de Linda Bustani.

O maestro explica que se inspirou no antigo prédio da UFPR, que portava uma cúpula na parte superior. “A composição se apropria da imagem com que a arquitetura ficou conhecida. ‘De costas para a cidade e de frente para o futuro’ é o retrato da formação da universidade neste primeiro centenário”, conta Steuernagel.

A obra composta para a comemoração dos 100 anos da UFPR não pode ser incluída nas comemorações do centenário por falta de disponibilidade de horário do maestro convidado Alpaslan Ertungealp. Natural de Istambul, Ertungealp é maestro assistente de Claudio Abbado em diversas orquestras, como a Filarmônica de Berlim e a Orquestra Mozart. Também já se apresentou com a Filarmônica de São Petersburgo e com a Royal Philharmonic Orchestra.

Adquiriu notoriedade após ganhar vários prêmios de regência, bem como o 3º Prêmio do Concurso de Televisão Húngaro dos Condutores Internacionais em Budapeste (1998) e o 3º Prêmio do Concurso “Prokofiev” International para Condutores em St. Petersburg (1999).

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná
Estreia mundial da obra “Da Cúpula Sonhou-se o Palácio da Luz”
Data:
28 de abril (domingo)
Local: Teatro Guaíra
Regência: maestro convidado Alpaslan Ertungealp
Ingressos: R$ 20,00

Por Lucas França, com orientação de Celsina Favorito.