O uso da água como bem comum foi assunto do Fórum Social do Mercosul

“A água é de todas as criaturas”, enfatizou o frei José Alamiro, do Rio de Janeiro, representante da diretoria do SERPAJE – Serviço de Paz e Justiça Adolfo Pérez Esquivel. Presente na abertura do seminário, o frei defendeu a preservação da água como bem público.

O Fórum, sediado na UFPR entre os dias 26 a 28 de abril, trouxe às tendas instaladas no pátio da Reitoria um grande público composto por profissionais de várias áreas, ONGs, órgãos públicos estaduais, estudantes e outras entidades ligadas às questões sociais e ao meio ambiente. Entre personalidades e autoridades, destaque especial mereceram os pequenos participantes, as crianças de algumas instituições de Ensino Fundamental e Médio como as da sétima série do Colégio Estadual Santa Cândida.

“É importante as crianças comparecerem ao Fórum como motivação, porque estão trabalhando no Projeto da ONU sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio”, explicou a professora Eldenise Lopes do Nascimento do Colégio Santa Cândida. Entre as oito metas fixadas, os estudantes escolheram a sétima: “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”, contou a professora.

“As vontades fracas traduzem-se em discursos. As vontades fortes em ações”. A frase do psicólogo francês Gustave Le Bom foi o resultado expressivo da pesquisa na Internet elaborada pela aluna Heloísa Waléria Barferski, de 13 anos. Participante de dois projetos sociais, Heloísa já se sente uma cidadã. E esse sentimento se complementa “pela oportunidade de estar aqui conhecendo a Universidade com meus colegas e, ao mesmo tempo, integrando um evento desse porte”, reflete Heloísa, que pretente estudar Artes Cênicas.

Iguais a ela, seus amigos também pensam no futuro: Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Educação Física são algumas das opções que pretendem fazer, mas, em comum, concordam que ao se tornarem profissionais de áreas diferentes poderão se unir em benefício de uma causa, é o que perceberam durante o Fórum. “Isto é cidadania “, refletiram. Garantir a Sustentabilidade Ambiental é o tema do painel que os alunos do Colégio Santa Cândida apresentaram no evento.

Alunos do Colégio Estadual Santa Cândida
Foto: Izabel Liviski