Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

O Museu do Percurso da UFPR

O Museu do Percurso da Universidade Federal do Paraná se constitui de quatro instalações referentes à história da Instituição, inserido no contexto mais amplo da luta e defesa pela Liberade de Expressão e pelo respeito ao preceito de tolerância democrática pelas contradições e dispustas inerentes ao processo histórico de construção dessa centenária Universidade. A decisão de se criar esse trajeto museológico vivo coube à plenária do Conselho Universitário em deliberação na data de 25.05.2017, fruto de acalorado e intenso debate interno à comunidade acadêmica que culimnou na aprovação da Resolução 07/17-COUN.

O trajeto museológico

O Museu do Percurso compreende um trajeto de menos de 1.000 metros (nove quarteirões) interligando quatro marcos significativos para rememorar e cultuar a história recente da UFPR. Ele inicia-se junto ao edifício Professor José Munhoz de Mello, passando pelo complexo da Reitoria da UFPR (onde serão realizadas duas instalações) e conclui-se nas dependências do prédio histórico da UFPR. Em cada uma das quatro estações será fixada uma placa feita em material metálico, resistente e inviolável, com um QR Code que fará a conexão entre o visitante com informações resumidas que descrevem e resumem a história desses marcos. A estação 01 compreende o edifício José Munhoz de Mello, situado à rua Ubaldino do Amaral, 321 no bairro Alto da Glória – local que abrigou a sede da Superintendência Regional da Polícia Federal e onde foram engendradas ações repressivas aos direitos humanos durante a ditadura militar no País. As estações 02 e 03, compreendem dois marcos situados junto ao complexo de edifícios da Reitoria da UFPR – especificamente, o busto do professor Flávio Suplicy de Lacerda e o pátio externo conformado pelos Edifícios D.Pedro I, D.Pedro II e o prédio da Reitoria da UFPR envoltos pela história das mobilizações e lutas estudantis pela liberdade de expressão e defesa da Universidade Pública e Gratuita. A estação 04, final do percurso, conclui-se no prédio histórico da UFPR situado na praça Santos Andrade, com a instalação de um busto homenageando o professor José Rodrigues Vieira Netto, cassado em seus direitos civis e de livre exercício docente na UFPR em 1964. O busto será implantado no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, localizada no 1º andar do edifício.

Estação 01
Prédio advogado e professor José Munhoz de Mello

O edifício original com 1.749,99 m2 foi construído pela Construtora Antunes Ltda. para abrigar um hotel (Alvará Nº 48005-A SMU/PMC, de 13.10.1970), tendo como responsável técnico o engenheiro Cláudio José Antunes (CREA 1336-D 7ª Região). Posteriormente, sediou a Superintendência Regional da Polícia Federal do Paraná em Curitiba, durante os anos da ditadura militar até a inauguração da sua sede atual em 02.02.2007. No início da década de 2010 o imóvel foi incorporado ao patrimônio da UFPR, reformado e ocupado a partir de 2014 pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFPR. O prédio foi rebatizado com o nome do advogado e professor José Munhoz de Mello (Curitiba 1912 – Curitiba, 1995) que foi diretor do Setor de Ciências Jurídicas e Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Promotor de Justiça e Desembargador, exercendo importantes cargos no governo estadual, como o de Secretário da Segurança do Paraná; além de ter sido eleito deputado estadual constituinte em 1946.
https://ditaduraemcuritiba.com.br/superintendencia-da-policia-federal
acesso em 05.10.2019 às 12h53.

Professor José Munhoz de Mello

Professor José Munhoz de Mello (Curitiba, 1912-1995)

Estação 02
Busto do ex-reitor, engenheiro e professor Flávio Suplicy de Lacerda

A estátua com o busto do ex-reitor e professor engenheiro Fávio Suplicy de Lacerda, idealizada em bronze pelo escultor paulistano Arlindo Castellani de Carli foi inaugurada em 1958 no pátio de acesso ao estacionamento da Reitoria da UFPR. Em maio de 1964, durante as mobilizações e protestos contra a implantação de cobrança de taxas na Universidade, o busto foi retirado do pedestal de granito, mutilado e arrastado pelas ruas centrais de Curitiba. Reposto ao seu local original, novamente sofreu ações semelhantes durante as manifestações populares que registraram os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, em abril de 2014. Por decisão da comunidade acadêmica, mas não sem antes passar por um difícil debate interno, decidiu-se restituir o busto ao seu local de origem e contextualizar essa ação no âmbito desse percurso histórico.

Engenheiro e professor Flávio Suplicy de Lacerda

Engenheiro e professor Flávio Suplicy de Lacerda (Lapa, 1903-Curitiba, 1985)

Estação 03
Pátio da Reitoria da UFPR junto ao edifício D. Pedro I

O campus da Reitoria da UFPR, situado na região central de Curitiba entre as ruas XV de Novembro, Dr. Faivre, Amintas de Barros e General Carneiro é projeto do arquiteto curitibano David Xavier Azambuja (Curitiba 1910-1981)realizado na década de 1950 – à exceção do Teatro da Reitoria, cuja autoria é do ex-professor e engenheiro Rubens Meister (Botucatu/SP 1922-Curitiba, 2009). O local foi palco de diversos episódios e atos de repúdio à Ditadura Militar que governou o Brasil entre março de 1964 a abril de 1985. Um desses fatos históricos refere-se à ocupação do local pelos estudantes em 14.05.1964 como resistência à implantação do ensino pago na Universidade. A ocupação foi resultado da mobilização política dos estudantes diante das políticas do Ministério de Educação e Cultura (MEC) a partir dos Atos Institucionais, bem como em relação aos acordos de cooperação estabelecidos entre o governo brasileiro e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
https://ditaduraemcuritiba.com.br/reitoria-da-ufpr/
acesso em 02.10.2019 às 18h01.

Estação 04
Busto em homenagem ao professor José Rodrigues Vieira Netto

O busto do advogado José Rodrigues Vieira Netto, personalidade paranaense das ciências jurídicas e ex-professor catedrático dessa Universidade, cassado em 1964 pela Ditadura Militar – representa a justa homenagem de seus pares e colegas a seu espírito aguerrido e atuação na defesa da liberdade de expressão e pelos direitos humanos. Ela foi criada em bronze pelo artista catarinense e radicado em Curitiba Elvo Benito Damo (Caçador,SC 1948), sendo o prédio histórico da UFPR o local escolhido para sua instalação. O busto desse personagem encerra o percurso museológico proposto, instalado no 1º andar do edifício histórico no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR.

Professor José Rodrigues Vieira Netto

Professor José Rodrigues Vieira Netto (Rio Negro, 1912 – Curitiba, 1970)