1º Workshop de Tecnologia de Redes reúne profissionais de 25 municípios e quinze instituições do Paraná

O workshop terminou nesta quinta-feira (dia 9), no Centro de Eventos da UFPR. Foto: Ana Assunção/ACS da UFPR.

O 1º Workshop de Tecnologia de Redes – RNP/PoP-PR terminou nesta quinta-feira (dia 9), em Curitiba, com a participação de técnicos de 25 municípios e quinze instituições do Estado. Promovido no Centro de Eventos da UFPR (Universidade Federal do Paraná), o encontro possibilitou a aproximação e a troca de informações entre gestores e profissionais de Tecnologia da Informação.

“Nós desenvolvemos várias atividades importantes. Difundimos novas tecnologias, conhecemos as demandas de cada organização, buscamos soluções para problemas de conectividade de TI e, ainda, conhecemos melhor a infraestrutura de todas as instituições que participaram do evento”, explicou o organizador do encontro e coordenador administrativo do Ponto de Presença da RNP no Paraná, professor Pedro Torres Jr. A RNP/PoP-PR responde pela conectividade de internet de setenta instituições do Estado.

Protocolo IPv6

Um dos temas importantes debatidos pelos 85 inscritos no 1º Workshop de Tecnologia de Redes – RNP/PoP-PR, que começou na terça-feira (dia 7), foi a utilização do IPv6 – a versão mais atual do protocolo IP, que é o endereço único da conexão na internet. Este protocolo está sendo implantado gradativamente e vai funcionar paralelamente com o IPv4. A substituição deve-se ao fato de o IPv4 suportar um volume muito menor de endereços IP.

“O número de endereços IP do protocolo IPv4 está se esgotando no mundo. Por isso, aproveitamos o evento para difundir o IPv6 entre os técnicos e gestores das instituições de ensino superior e órgãos do interior do Paraná”, explicou Pedro, ao lado do representante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Christian Lyra Gomes. A UFPR foi uma das primeiras instituições do Estado a aderir ao protocolo IPv6.

Além da Universidade Federal do Paraná, participaram do encontro profissionais de todas as instituições de ensino superior do Paraná, além do Parque tecnológico da Itaipu Binacional e da Celepar (Tecnologia da Comunicação e Informação do Paraná), além de outras instituições.