Núcleo promove seminário e lança livros sobre questão racial

A palestrante é a professora Nilma Lino Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais, ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

O seminário será realizado durante todo o dia na Sala Homero de Barros, Edifício Dom Pedro I, 1º andar, na Rua General Carneiro, 460.

A Lei Federal 10.639 tornou o ensino da história e cultura afro-brasileira obrigatório nas escolas públicas e particulares brasileiras, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio.

Também hoje, às 19 horas, serão lançados cinco livros voltados à questão educacional e racial. A cerimônia de lançamento acontece na Rua Professor Brandão, 678, bairro Alto da XV.

As obras são as seguintes: “Literaturas africanas e afro-brasileiras na prática pedagógica”, de Iris Amâncio – PUC-MG; Nilma Lino Gomes – UFMG e Mirian Jorge – UFMG; “Racismos em livros didáticos”, de Paulo Vinicius da Silva – NEAB-UFPR; “A ameaça do outro”, de Liliana Porto – NEAB-UFPR; “Artífices do Rio de Janeiro (1790-1808) “, de Carlos Lima – NEAB-UFPR; e “A cor errada de Shakespeare”, de José Martins – NEAB-UFPR.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3310.2707 ou pelo endereço www.neab.ufpr.br.

A professora Nilma Lino Gomes
Foto: Arquivo UFMG

As capas dos cinco livros que serão lançados durante o evento

Fonte: Fernando César Oliveira