A nova sistemática de controle de frequência dos servidores da UFPR passará a funcionar em caráter definitivo – e para todos – a partir de 1º de março. Desde agosto de 2015, o sistema vem funcionando de forma experimental nas pró-reitorias e departamentos vinculados à Reitoria. Com o início da sistemática em todos os setores da Universidade, técnicos administrativos e professores em cargos de administração terão substituído o procedimento manual das antigas folhas-ponto.
O novo sistema foi desenvolvido pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) e estará disponível na Intranet da UFPR. De acordo com o diretor do CCE, Edson Flávio de Souza, o login e o logout a cada entrada e saída do ambiente de trabalho deverão ser feitos por meio de senha pessoal e exclusivamente pela rede interna da Universidade – assim, não será possível realizar a operação de outros locais ou de plataformas mobile, por exemplo. “Os servidores devem registrar diariamente a entrada e saída do trabalho, e os dados serão submetidos à homologação das respectivas chefias. Os chefes das unidades já estão recebendo o treinamento para operar o sistema, promovido pelo CCE e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas [Progepe]. Em seguida, eles repassarão os detalhes para as equipes”, informou Souza.
Ética e eficiência
A implantação da nova sistemática atende à Portaria 1854/2015, expedida pela Reitoria, que define as regras para o controle de frequência dos servidores da UFPR. O sistema auxiliará a gestão da Universidade, propiciando maior confiabilidade no registro dos dados e, ainda, conferindo à instituição mais transparência.
“Precisamos sempre buscar o aprimoramento das ferramentas de gestão. Medidas como esta, além de trazer maior ética e eficiência ao ambiente público, auxilia como resposta à sociedade que é quem nos mantém”, afirma o reitor Zaki Akel Sobrinho.
Com colaboração de Mayara Godoy