Novo na UFPR, Doutorado em Ciências Veterinárias terá seleção este ano

O edital da seleção será divulgado até meados de setembro. O período de inscrições deve terminar em outubro. As atividades do curso terão início no primeiro semestre de 2009.

As linhas de pesquisa do novo doutorado são as seguintes: 1) Clínica, cirurgia e patologia veterinária; 2) Nutrição e alimentação animal; e 3) Sistemas de produção animal e meio ambiente.

“Existe uma grande lacuna de docentes e pesquisadores nessa área”, afirma a professora Rosângela Locatelli Dittrich, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFPR. “Nosso objetivo é elevar a qualificação dos profissionais que atuam na área e aumentar o número de pesquisadores.”

Em todo o Paraná, além da UFPR, apenas a Universidade de Londrina tem um doutorado na área de ciências veterinárias. Entre outros fatores, a demanda por profissionais tem crescido no Estado em razão do aumento do número de cooperativas, empresas agropecuárias, laboratórios de diagnóstico, frigoríficos, abatedouros e clínicas veterinárias.

Conforme a professora Rosângela, serão abertas seis vagas para o doutorado em 2009, com perspectiva de aumento gradual nos anos seguintes. No total, onze professores irão atuar no curso. “Queremos fortalecer o programa para internacionalizar as pesquisas desenvolvidas aqui.”

Mestrado nível 4

Criado em 1986, o Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFPR já formou 294 mestres nas áreas de medicina veterinária e zootecnia.

O mestrado desenvolve pesquisas nas áreas de medicina veterinária preventiva, controle de qualidade de produtos agropecuários, clínica, cirurgia, controle e manejo de resíduos poluentes, nutrição, alimentação e reprodução animal, entre outras.

O curso recebeu o conceito 4 na última avaliação trienal da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), divulgada em 2007. “Esse resultado mostra o grande potencial do nosso corpo docente”, afirma a professora Rosângela.

O Sistema de Avaliação de Pós-Graduação Nacional da Capes gera conceitos de 1 a 7. Os cursos com notas 1 e 2 são descredenciados. As notas 6 e 7 são atribuídas a cursos com desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa.

A nota 5, para cursos com alto nível de desempenho —é o maior conceito admitido para programas que ofereçam apenas mestrado. A nota 4, para bom desempenho e a 3, para o padrão mínimo de qualidade.

Entre os critérios analisados estão a infra-estrutura de ensino e pesquisa, a composição e dedicação do corpo docente, a produção científica e o impacto social do programa.

O Curso de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFPR edita semestralmente a revista “Archives of Veterinary Science”, que publica artigos nas áreas de medicina veterinária e zootecnia. Classificado como “Qualis B Nacional” pela Capes, o periódico circula desde 1998. “Nosso objetivo é aumentar o conceito da revista de B para A”, avisa a professora Rosângela Locatelli Dittrich.

Outros cursos

A Capes aprovou no último mês de julho a criação de quatro novos cursos de pós-graduação da UFPR —três de doutorado e um de mestrado.

Além do Doutorado em Ciências Veterinárias, os novos cursos são os seguintes: Doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental; Doutorado em Microbiologia, Parsitologia e Patologia; e Mestrado em Ciência Política.

Com os novos cursos, a UFPR passa a ter 87 cursos reconhecidos e recomendados pela Capes —35 de doutorado e 52 de mestrado.

Rebanho de caprinos em fazenda experimental da UFPR
Foto: Marcelo Molento

Fonte: Fernando César Oliveira