Novo laboratório de vídeo contempla os cursos da área de História

A área de História na UFPR foi ampliada com a implantação de mais um curso noturno em 2009. O bacharelado em História, Memória e Imagem, que está na primeira turma, é mais uma conquista viabilizada por meio do REUNI e, agora, completa o segmento integrando-se aos cursos de bacharelado e licenciatura em História, à tarde, e a pós-graduação em História.

Contemplando o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, estudantes e docentes de História também dispõem de um laboratório de vídeo para seus encontros de reflexões e pesquisas.

O espaço conta com várias ferramentas técnicas como computadores, programas de edição de vídeo, câmeras, fresneis para a iluminação e outras necessárias para a produção de vídeos. Embora esteja no início de suas atividades, o laboratório também será útil para a produção de material alusivo a comemoração dos cem anos da UFPR. Lá, poderão ser realizadas biografias de personalidades que construíram a Universidade, como o professor Igor Chmyz, Sérgio Nadalin e outros.

Outra meta importante do laboratório é formar estudantes na produção de vídeo, envolvendo atividades como criação e redação do roteiro, produção, planejamento da filmagem, direção de cena, fotografia, captação de som, edição e finalização do material. A atividade contribuirá, em muito, com a fomação cietífica do historiador a partir da reconstrução do passado que pode ser narrado de várias maneiras, inclusive através do cinema.

Pinturas antigas
Foto: Arquivo