Novas obras do Reuni ampliam estrutura no Centro Politécnico

A UFPR está em dia com o cronograma de obras estabelecido para atender o Reuni, o Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação das Universidades Federais. As metas estabelecidas terminaram adiantadas no ano de 2008 e também neste ano estão com tendência de avanço.

No Centro Politécnico, uma das construções em andamento é a que vai abrigar novos laboratórios e salas de aula para atender novos cursos ou expansão de vagas propiciadas pelo Reuni. No dia 8 de junho, foram iniciadas a reforma e adaptação do Ginásio do Setor Escola Técnica. Segundo a Prefeitura da Cidade Universitária, a reforma terá 3.880,80 m2 com sete salas de aula, um anfiteatro e banheiros. Vai abrigar os novos cursos de Tecnólogos ofertados pelo Programa de Reestruturação que disponibilizou recursos de R$ 1.326.541,58 para esta fase.

Bloco Didático – Também estão em execução as obras de construção do Bloco Didático desses cursos de Tecnólogos. Iniciadas no dia 4 de maio esta fase das obras conta com recursos de R$ 860.520,00. A previsão de entrega é para o mês de outubro. Localizado ao lado da Associação dos Professores da UFPR, o Bloco terá 881,72 m2 com dois pavimentos, oito salas de aula, sendo quatro em cada andar, quatro banheiros, e dois depósitos.

Setor de Biológicas – Ainda no Centro Politécnico, mais uma obra: a construção do Edifício para laboratórios e salas de aula do Setor de Ciências Biológicas. Também iniciadas em 4 de maio as obras de construção desse Edifício contou com recursos de fontes diversas: do Reuni, de Recursos Diretamente Arrecadados e Emenda Parlamentar do Deputado Dr. Rosinha. Foram disponibilizados um total de R$ 2.234.047,01 para o início da construção. A previsão de entrega é outubro de 2010. Será um Edifício com 2.717,36 m2 com quatro pavimentos, 13 laboratórios, cinco salas de aula, auditório, e gabinetes para professores.

Adriano do Rosário Ribeiro, Coordenador Administrativo do Programa Reuni na UFPR, salienta que as novas instalações beneficiarão toda a comunidade universitária. Todas as construções já contarão com as adaptações para portadores de necessidades especiais. Segundo o pró-reitor de Administração Paulo Krüger, o desenvolvimento ágil das obras se dá principalmente pelos profissionais envolvidos. A implantação das novas obras dentro das metas estabelecidas exige um “trabalho duro”: da elaboração dos projetos à fiscalização, a equipe tem que atuar de forma rígida dentro dos parâmetros que os contratos exigem.

Obra de reforma e adaptação do Ginásio do Setor Escola Técnica
Foto: Adriano Ribeiro