Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Nova resolução garante mais transparência e reduz burocracia na relação da UFPR com fundações

Na última sessão do ano, o Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR resolveu um impasse de seis anos: aprovou a nova normatização dos projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico firmados entre a Universidade e suas fundações de apoio. O texto aprovado substitui a Resolução 17/11 e trará dois grandes benefícios aos contratos entre a Universidade e as fundações: mais transparência e menos burocracia.

“Foi um processo longo, mas fundamental, sobretudo para resolver de maneira adequada a relação da UFPR com a sociedade”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca. “Quero agradecer a todos que participaram deste processo. Foi um trabalho árduo, resultado do esforço de muitos atores e dos conselheiros, realizado na base de muito diálogo.”

A  nova resolução tomou como base documento elaborado por uma comissão especial que começou a trabalhar em novembro do ano passado, tendo como relatora a diretora do Setor de Ciências Jurídicas, Vera Karam de Chueiri. A nova normatização não precisará ser aprovada pelo Conselho Universitário e já entrará em vigor em 2018.

Agilidade e transparência

O pró-reitor de Planejamento, Fernando Mezzadri, considerou a nova resolução um marco importante na história da UFPR. “A aprovação da nova resolução foi fundamental . Nesta nova proposta, buscamos diminuir e agilizar os trâmites e, ainda, desburocratizar os acessos da UFPR às fundações, buscando a transparência e o controle. Para nós, isso é muito importante. A resolução responde toda a legislação vigente. E é importante ainda porque faz a UFPR avançar no atendimento das novas determinações do marco legal da ciência e tecnologia, que visa potencializar o desenvolvimento científico e tecnológico das universidades”, avaliou.

Mezzadri destacou o fato de a nova normatização atender às exigências, definidas pelos  órgãos de controle, de que as universidades atuem de forma transparente nos seus processos gerenciais e administrativos. “Desde o começo da gestão, no ano passado, buscamos um diálogo permanente com os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU). A nova resolução atende o que eles pedem à UFPR, seja no âmbito da transparência, seja no âmbito do controle social das nossas ações, definindo parâmetros para o pagamento de bolsas e contribuições pecuniárias, sempre de acordo com a legislação”, avaliou.

Vera Karam disse que o texto aprovado pelo Coplad e o parecer elaborado pela comissão foram resultado de uma convergência de propostas, discutidas democraticamente  e de forma ampla, envolvendo muitas pessoas. “Foi um tabalho construído por muitas mãos “, comentou ela, para quem a transparência e a eficiência vão pautar a relação da UFPR com as fundações.

Segurança jurídica

O assessor jurídico da Fundação da UFPR (Funpar), André Feofiloff, também elogiou a nova resolução. “Ela é de extrema importância para a segurança jurídica que os projetos devem ter quando tramitam entre a UFPR e a Fundação. Traz regras claras, procura desburocratizar o trâmite destes projetos e oferece, em contrapartida, o que trazia a resolução vigente – modelos mais simplificados, sem perder o controle e a transparência”, comentou.

Na avaliação de Feofiloff,, o fato de a nova resolução propiciar tramitação paralela em determinadas instâncias trará uma redução significativa de tempo nos processos. “A desburocratização e a utilização de sistemas de informática para tramitar estes fluxos de maneira mais ágil, sem perder a transparência e o controle, serão muito benéficos”, avaliou o assessor jurídico.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...