Sipad lança resultado preliminar do PIBIS 2018, que apoia permanência de alunos e projetos sobre minorias

A Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) divulgou nesta quarta-feira (18) o resultado preliminar do edital 4/2018 do Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária (Pibis), realizado por convênio entre a UFPR e a Fundação Araucária. A ideia do edital é funcionar como apoio a alunos que ingressaram na UFPR por políticas afirmativas, entre as quais cotas e vagas suplementares para indígenas e pessoas com deficiência, ou são integrantes do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) ou do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo).

O resultado pode ser conferido aqui. O cronograma do Pibis foi atualizado (clique aqui para consultá-lo).

O resultado definitivo será divulgado no dia 20. Neste edital, são oferecidas 131 bolsas.

Recursos

Candidatos podem recorrer do resultado preliminar nesta quarta e na quinta (19). A interposição de recursos deve ser feita via processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O recurso é dirigido à Coordenação de Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). No sistema, a coordenação recebe a sigla “IC/PRPPG”. No assunto, é preciso constar o assunto “Recurso FA Chamada 03/2018”, seguido do título do projeto.

Bolsas servirão para apoiar alunos que ingressaram por políticas afirmativas e para ajudar projetos ligados a minorias. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR, 29/11/2015

Objetivos

Além de buscar a permanência do aluno, o programa apoia projetos de pesquisa e de extensão que tratem de temas ligados a minorias e inclusão social, como indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência ou com altas habilidades, surdez, gênero, orientação sexual e movimentos LGBTI, relações étnico-raciais, estudos africanos e afro-brasileiros, migrantes, refugiados e apátridas. A indicação dos estudantes é feita pelos orientadores.

Saiba mais sobre o Pibis

Conheça a Sipad-UFPR aqui e aqui