Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR ensina como laboratórios podem substituir livro ponto por registro de acesso digital

O professor André Bellin Mariano, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criou um sistema de registro digital para usuários dos laboratórios de pesquisa da universidade. A ferramenta substitui o tradicional livro ponto – que deve ser assinado por alunos, estagiários e voluntários que frequentam esses ambientes – e tem o objetivo de evitar a contaminação pelo novo coronavírus, responsável pela covid-19.

Com o retorno de algumas atividades de pesquisa nos laboratórios da UFPR, Mariano observou a necessidade de ter um controle, de forma segura, das pessoas que circulam por esses ambientes. Neste momento, o livro ponto físico pode ser considerado um risco de contaminação, por conta do compartilhamento de objetos entre diferentes pessoas. Assim, a solução foi substituí-lo pelo registro digital, desenvolvido a partir de ferramentas gratuitas.

O acesso ao sistema funciona por meio de um QR Code ou de um link, que direciona o usuário para a página de registro.  Alguns laboratórios do Centro Politécnico já aderiram à ferramenta: Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (Npdeas), Laboratório de Engenharia Bioquímica e Biotecnologia (Lengebio) e Laboratório de Genética de Microrganismos (Labgen).

Mariano produziu um vídeo tutorial em que explica como programar e instalar o sistema em laboratórios e unidades da universidade ou até em demais setores da sociedade, externos à instituição. Acesse aqui.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...