Mestrado em Farmacologia comemora a 100ª defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR comemora nesta sexta-feira, dia 18/07, sua 100ª defesa de mestrado. O número é expressivo. Além dos 100 alunos que concluíram sua formação, estão matriculados mais 23 no Mestrado e 41 no Doutorado.

A 100ª dissertação, intitulada ”Estudo de Efeitos Antineoplásicos e Toxicológicos da Gochnatia polymorpha ssp. floccosa em ratos com tumor Walker-256”, de autoria da aluna Gracianny Gomes Martins, será defendida no Auditório do PPG-Farmacologia, 2° andar do ANEXO I, às 9 horas. O estudo aborda os efeitos e mecanismos de uma fração extraída da planta ‘cambará’ diante de um modelo de tumor sólido. Este estudo foi orientado pela professora Alexandra Acco, e contou com a colaboração da professora Maria Élida Alves Stefanello, do Departamento de Química da UFPR. A defesa é pública e aberta a todos os interessados.

O PPG-Farmacologia iniciou suas atividades no ano 2000, contando com 11 professores. Atualmente o quadro compreende 17 orientadores, distribuídos nas quatro áreas de concentração do Programa: Neurociências; Inflamação, dor e febre; Toxicologia; e Produtos Naturais. Além do Mestrado, em 2005 a CAPES aprovou o Doutorado. Desde então 24 Doutores em Farmacologia foram formados, e já estão marcadas outras quatro defesas de doutorado até agosto.

O número 100 simboliza a evolução e a qualidade do Programa, que objetiva formar recursos humanos qualificados em sua área de abrangência. Este é o único programa de Mestrado e Doutorado em Farmacologia do Estado do Paraná. Atualmente o PPG-Farmacologia tem conceito 4 na CAPES.

Informações adicionais sobre o PPG-farmacologia, inclusive sobre o próximo processo seletivo, que ocorrerá em 21 de julho, podem ser obtidas na secretaria do programa (Fone: 41- 33611693) ou no site http://farmacologia.bio.ufpr.br/posgraduacao/.