NOTA OFICIAL: Desocupação de prédio utilizado pelo DCE

A Reitoria da Universidade Federal do Paraná informa a desocupação pacífica do prédio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), invadido ilegalmente por grupos externos à UFPR.

Identificando possíveis confrontos, pró-reitor de Administração e superintendente de Infraestrutura tentaram mais uma vez negociar com os manifestantes, resultando, desta vez, em desocupação pacífica - FOTOS: ACS/UFPR
Identificando possíveis confrontos, pró-reitor de Administração e superintendente de Infraestrutura tentaram novamente negociar com os manifestantes; o resultado, desta vez, foi a aguardada desocupação pacífica – FOTOS: ACS/UFPR

O ato é resultante de longo e franco processo de negociação desde que o edifício do DCE, símbolo de memória e honra do movimento estudantil da UFPR, foi alvo de vandalismo e depredação (fotos), chegando a sofrer inclusive princípio de incêndio. Com o ocorrido, o Corpo de Bombeiros atuou no local e emitiu notificação, reprovando as condições atuais do prédio e propondo desocupação imediata para realização de obras estruturais.

Cientes da gravidade da situação, representantes eleitos do DCE já haviam formalizado acordo com a administração da UFPR para revitalização do prédio e desocuparam o imóvel em 2 de março deste ano. No entanto, pessoas sem vínculo algum com a Universidade insistiram em permanecer ilegalmente, inclusive utilizando o edifício como moradia.

A invasão – identificada a partir do final de 2014 – permitiu que o ambiente passasse a ser refúgio e residência de grupos externos à UFPR. Uma Rádio Pirata, um grupo anarquista que se denomina Antifas (antifascista) e um grupo chamado El Quinto – que passou a residir no quinto andar do edifício – promoveram ações que resultaram em danos físicos ao imóvel, inclusive nas partes elétrica e hidráulica. Além disso, os invasores foram responsáveis por acúmulo de lixo e dejetos que provocaram condições sanitárias totalmente inadequadas.

Assim, o Conselho Universitário da UFPR (Coun) instalou uma Comissão Paritária formada por representantes do DCE, dos técnicos administrativos e dos professores, a fim de negociar a liberação do imóvel e dar início às reformas necessárias. Após frustradas tentativas de articulação junto aos invasores, o Conselho Universitário da UFPR aprovou Moção repudiando a presença dessas pessoas no local e autorizando a administração da Universidade a tomar todas as medidas legais em relação ao caso.

Nova iniciativa de busca por uma solução pacífica levou a Reitoria a tentar outra comunicação com os integrantes dos grupos moradores do prédio do DCE, mostrando a necessidade e a urgência de desocupação para que reformas e manutenções preventivas pudessem ser executadas com segurança.

Sem nenhum sucesso nas tentativas até ali, restou à Reitoria apenas a alternativa de solicitar o pedido de reintegração/manutenção de posse do edifício junto à Procuradoria Federal no Paraná. A solicitação foi deferida pela 5ª Vara Federal de Curitiba (leia também) e executada neste sábado (18).

Infelizmente o ato não teve início da forma tranquila e justa pretendida pela Universidade. Na presença de oficiais de justiça e policiais federais e militares, os grupos não aceitaram a desocupação e então a Reitoria interviu mais uma vez – por meio de seu pró-reitor de Administração, Edelvino Razzolini Filho, e o superintendente de Infraestrutura, Álvaro Pereira – com o objetivo de buscar um entendimento pacífico final.

A negociação liderada pela UFPR resultou, então, no desfecho tão aguardado quanto exitoso. Os invasores deixaram o prédio sem maiores confrontos e agora pode-se dar início ao restabelecimento das condições necessárias ao bem-estar dos alunos.

Após a conclusão das reformas, o histórico prédio voltará a ser ocupado pelos representantes legais do Diretório Central dos Estudantes, conforme acordo firmado e citado acima.

A Reitoria