Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Nota da Reitoria sobre a ocupação promovida por estudantes

1) Um grupo formado por 15 a 20 estudantes ingressou à força, no fim da manhã desta terça-feira (10), num prédio administrativo da UFPR, o Departamento de Licitações e Contratos (DLIC), situado no Edificio Dom Pedro II, no complexo da Reitoria, na Rua XV de Novembro.

2) A ação do grupo – que não tem relação com a representação estudantil eleita para o Diretório Central dos Estudantes e se identifica como integrante da chamada Frente de Apoio à Luta dos Trabalhadores Terceirizados (FALTT) – provocou tumulto e confrontos com servidores da UFPR que trabalham nessa unidade. Alguns servidores foram impedidos pelos estudantes de sair do prédio.

3) Em vista dessa situação, alguns desses servidores mantidos à força no prédio chamaram a Polícia Militar, que compareceu no local e isolou a quadra.

4) Os servidores foram mantidos reféns por mais de uma hora. Assim que eles foram liberados, pró-reitores da UFPR presentes no local imediatamente negociaram a retirada da Polícia Militar do campus, o que ocorreu em seguida, com a liberação do tráfego das ruas do entorno.

5) Os estudantes, alguns deles mascarados, continuam no interior do Departamento de Licitações e Contratos da UFPR.

6) A Reitoria da UFPR lamenta que a ocupação tenha ocorrido em pleno processo de diálogo com a comunidade universitária sobre os restaurantes universitários da instituição.

7) A chamada FALTT tem feito nas últimas semanas ações em nome do que considera “defesa dos trabalhadores terceirizados da UFPR” contra supostas arbitrariedades.

8) O tema envolve uma relação trabalhista entre os empregados e a empresa terceirizada contratada há dois meses para operar os restaurantes universitários da UFPR em Curitiba. À UFPR, como contratante, cabe fiscalizar os contratos mantidos entre a empresa contratada e seus empregados, o que tem sido feito com absoluto rigor.

9) Paralelamente, a UFPR vem promovendo rodas de conversar com estudantes em todos os setores, para informar a real situação dos trabalhadores e as providências que vem tomando como fiscal do contrato. A FALTT está informada sobre esse acompanhamento.

Assista a dois vídeos da ocupação. O primeiro mostra os alunos ocupando a unidade. O segundo, o clima de tensão dentro do setor.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...