NAA inicia registros acadêmicos nesta segunda-feira, dia 30

O registro acadêmico dos candidatos classificados na Chamada Geral para o primeiro semestre de 2006 será realizado pelo Núcleo de Acompanhamento Acadêmico, no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, na Pró-reitoria de Graduação (Praça Santos Andrade, 50.)

Os calouros devem estar atentos à escala que determina dia e horário específico para cada curso de graduação, disponíveis tanto no Guia do Candidato quanto no site www.nc.ufpr.br. A não efetivação do registro acadêmico pelo candidato implica na perda do direito à vaga.

A coordenadora do NAA, Rosana Albuquerque Sá Britto alerta que, assim como nos anos anteriores, o Núcleo aceitará exclusivamente os documentos previstos em edital. ‘A Universidade não aceitará declarações em lugar de histórico escolar’, frisa, ao comentar que declarações não têm valor legal e não possibilitam a conferência de dados necessária para efetivação do registro.

Cotistas raciais – O registro dos optantes pelas cotas sociais ou raciais deverão apresentar os documentos respeitando a mesma escala dos cursos. Ao cotista racial além da documentação exigida, será solicitado o preenchimento de uma declaração de próprio punho, perante uma banca, de que é de cor preta ou parda e possui traços fenotípicos que o caracterizam como pertencente ao grupo racial negro.

Cotistas sociais – O cotista social, oriundo exclusivamente de escola pública, comprovará sua situação com o histórico escolar. A professora Rosana comenta que esses candidatos terão que comprovar os estudos exclusivamente em escolas públicas, não valendo condições como bolsas de estudos em escolas particulares ou estudos em escolas comunitárias que não se caracterizam como públicas. Os cotistas que não conseguirem comprovar sua situação perdem o direito à vaga.

Atendimento no NAA
Foto: Izabel Liviski