Museu de Arte da UFPR abre espaço para a 6ª VentoSul – Bienal de Curitiba

O Museu de Arte da UFPR recebe, de 17 de setembro a 20 de novembro, a 6ª edição da VentoSul ─ Bienal de Curitiba. O evento cultural, que este ano se desenvolverá com o conceito ‘Além da Crise’ e está sob a curadoria geral de Alfons Hug e Ticio Escobar, vem se consagrando como um dos maiores acontecimentos da arte contemporânea da América Latina.

Durante este período, os curitibanos poderão conhecer uma mostra do trabalho de artistas de países de cinco continentes, entre eles, Joaquín Sánchez e Marcelo Medina, que estarão com suas obras expostas no MusA.

O vídeo de Joaquín Sánchez apresenta um mergulhador boliviano que submerge na Baía de Rada, Iquique, no lugar de combate naval das armadas do Chile e da Bolívia, em 1879. Tenta cruzar a linha de fronteira e conflito, enquanto nove imigrantes da mesma nacionalidade formam a frase ‘No sé nadar’ – Não sei nadar -, com letras feitas com água do mar congelada.

Já em TheatrumMundi, a série de pinturas-escritas de Marcelo Medina, certa frescura desconcertante, humor negro e abordagem cínica se relacionam com a retórica dos contos infantis, a economia visual da televisão e a acidez da literatura maldita.

A programação da 6ª VentoSul também prevê a realização de atividades em Brasília, Fortaleza, Macapá, Belo Horizonte, Londrina, Cascavel e Florianópolis.

Serviço:

6ª VentoSul ─ Bienal de Curitiba

Museu de Arte da UFPR ─ MusA

17 de setembro a 20 de novembro de 2011

De segunda a sexta-feira, das 09 às 18 horas

e sábados, das 09 às 13 horas.

Fone (41) 3310-2603

Link(s) relacionado(s):