Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR recebe exposição “Cores do Xingu”

“Cores do Xingu”, é o tema da mostra que será aberta no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), no dia 5 de julho, às 18 horas. Resultado de uma parceria com o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da cidade de Tupã-SP, o objetivo da exposição é colocar o visitante em contato direto com as causas indígenas do Parque da Região do Xingu. A reserva, situada no norte do Mato Grosso, totaliza uma população de aproximadamente 5.500 índios de 14 etnias diferentes. A ideia também é promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil, por meio de fotografias dos povos xinguanos e das peças do acervo do MAE. A exposição será realizada na sede do Museu, em Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755.

Durante a abertura, a professora Laura Pérez Gil proferirá palestra sobre o tema, e o Quarteto Líberi, integrantes do Madrigal da UFPR, apresentará um concerto de peças populares e eruditas de temática indígena, dentre elas, composições de Villa Lobos e cantos coletados e arranjados pelos compositores Marlui Miranda e Marcos Leite.

Exposição ─ A mostra é composta por painéis fotográficos e instalações, com imagens feitas pela fotógrafa e pesquisadora Bárbara Avelino e curadoria de Diná Jobst, do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre. Junto a esse material, serão expostas diversas peças xinguanas do acervo do MAE, sob a curadoria da professora Laura Pérez Gil. As peças são relacionadas com os quatro rituais, objetos da exposição. As imagens, os textos e os objetos expostos oferecem um panorama sobre a vida ritual entre os povos do Alto Xingu, com um importante valor documental no que diz respeito à sociabilidade indígena e de grande apelo estético pela beleza de ornamentos, pintura corporal, música e danças.

“Cores do Xingu” é uma mostra itinerante e foi apresentada pela primeira vez no Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, em Tupã-São Paulo. A exposição agora será realizada em parceria com o MAE, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná (Proec). A UFPR disponibilizará um ônibus no dia 5 de junho, gratuito, para o transporte dos interessados em participar do evento. Saída de Curitiba: primeiro ponto ─ reserva Técnica do MAE ─ campus Juvevê, às 14h15; segundo ponto: Reitoria, à frente da Livraria Chaim, às 14h30. Retorno de Paranaguá está previsto para as 21 horas (previsão de chegada em Curitiba ─ entre 22h30 e 23 horas). Os interessados podem enviar nome, telefone e CPF para o e-mail maert@ufpr.br, até as 19h30 do dia 01 de julho.

Sônia Loyola