MRE tem interesse na produção de teses sobre outros países

O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, Secretário-geral do MRE – Ministério das Relações Exteriores – esteve no Paraná para cumprir uma série de compromissos e mais especificamente na UFPR para estabelecer um primeiro contato e manifestar o interesse de que os pesquisadores brasileiros produzam teses sobre países importantes para as relações externas do Brasil.

“Não se tem nenhum livro escrito por brasileiro, uma visão brasileira sobre os Estados Unidos”, exemplificou ele, ao salientar que esse convite à pesquisa sobre outros países está sendo feito em várias universidades do País. Cada universidade está sendo convidada a firmar convênios com o MRE, que subsidiará o pesquisador com publicações disponíveis sobre o país escolhido e, uma vez o trabalho aprovado pelos processos internos da universidade, o pesquisador passará a ganhar uma bolsa complementar e até um prêmio, quando da conclusão da tese.

O MRE deixa a escolha da pesquisa e do país pesquisado totalmente ao critério das instituições ou de seus pesquisadores. Segundo disse, na UFF – Universidade Federal Fluminense – há interesse de pesquisa pela Argentina como país de referência; na UFRGS, a África do Sul; e na UFCE – Universidade Federal do Ceará, sobre Cabo Verde. O interesse do MRE está focado principalmente nos países vizinhos geograficamente – Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile; África – Angola e Moçambique, por exemplo; e os tidos como grandes estados: China, Japão, Índia, Estados Unidos, Alemanha.

Os trabalhos podem ser de qualquer área do conhecimento. “Queremos estimular no Brasil os centros acadêmicos independentes, a criação do pensamento independente, aumentar a produção do conhecimento sobre outros países, sobre política exterior”, comentou o embaixador, salientando que se quer buscar nas instituições pesquisadores que trabalhem com outras culturas, o que facilita em grande parte o trabalho, partindo de estudos já existentes.

O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior comentou que, com certeza, tem-se na UFPR pesquisadores que poderão contribuir com seus estudos sobre alguns países, como Angola, Chile e Alemanha. Ele citou ao embaixador exemplos como o de a UFPR estar à frente da criação de duas universidades na África e também que a instituição integra o grupo de universidades do Mercosul que compõem o Grupo Montevidéo. O secretário mostrou interesse do MRE em ampliar, também, a participação de estudantes estrangeiros nas universidades brasileiras, fato que vem de encontro à política da UFPR, dentro do Grupo Montevidéo. “Há um grande interesse em ampliar a mobilidade acadêmica. Temos condições de receber pelo menos 30 alunos por um ano nos nossos cursos de graduação”, adiantou o reitor, ao saber que o MRE estimularia o programa através de assistência financeira para os estudantes vindos do Paraguai, Uruguai e Bolívia e vice-versa.

Ficou definido na visita que o próximo passo será apresentar um projeto de um futuro convênio. Com a ajuda do ministro Sérgio Curi, do EREPAR – Escritório de Representação do Itamaraty no Estado do Paraná – a universidade formalizará uma proposta de cooperação a ser submetida ao MRE e assim viabilizar essa nova parceria. Para o reitor, vem em bom momento principalmente pelo fato de que nunca se trabalhou tanto na UFPR pela ampliação das relações internacionais sendo a meta da Administração da Reitoria ampliar dos atuais 1% para 5% a participação dos estudantes da UFPR nos intercâmbios e estágios no exterior, nas mais diversas áreas.

Reitor e assessores recebem Secretário Geral do MRE no gabinete da Reitoria da UFPR
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Leticia Hoshiguti