Missão da Agência UFPR Internacional abre novas possibilidades de intercâmbio com universidades europeias

A Agência UFPR Internacional está trabalhando para ampliar o número de acordos de cooperação acadêmica com universidades estrangeiras. O diretor da Agência, professor André Duarte, acaba de voltar de uma missão internacional de 10 dias na França e na Alemanha, que resultou numa série de novas possibilidades de intercâmbio entre professores e alunos da UFPR e de universidades européias.

A missão faz parte do projeto de ampliação da internacionalização da UFPR, que é uma das prioridades para os próximos quatro anos. “A Agência UFPR Internacional estabelece vínculos com a comunidade internacional, visando a troca de conhecimentos. Queremos tornar a UFPR cada vez mais atrativa para a concretização de convênios e intercâmbios e promover sua inserção na discussão de temas de relevância mundial”, diz André Duarte.

Além de Duarte, integraram o grupo os professores Horácio Tertuliano Filho, diretor do Setor de Tecnologia; Alessandro Zimmer e Ewaldo Mehl, do Departamento de Engenharia Elétrica; e o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna.

Professor André Duarte – Diretor da Agência UFPR Internacional, com o reitor Wlater Schober da Technische Hochschule Ingolstadt (THI) Foto:acervo pessoal

A missão começou pela Alemanha, onde o grupo reuniu-se com professores da Technische Hochschule Ingolstadt (THI), uma instituição de ensino superior instalada em  Ingolstadt, na Baviera, com a qual o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPR já mantém um acordo de cooperação acadêmica.

Professor André Duarte – Diretor da Agência UFPR Internacional, com o reitor Wlater Schober da Technische Hochschule Ingolstadt (THI) Foto: acervo pessoal

A peça principal desse acordo é o projeto Aware (Apllied Network on Automotive Research and Education), desenvolvido em parceria também com a Universidade Federal de Santa Catarina, formando uma rede internacional. Vencidos os primeiros quatro anos (2013-2016), a parceria entra agora numa segunda etapa: o estabelecimento de um acordo de dupla titulação de mestrado entre a UFPR e a THI. O novo acordo, assinado pelos reitores Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR) e Walter Schober (THI), permite que alunos da instituição alemã, que não pode oferecer doutorado por ser uma escola técnica, desenvolvam seu doutoramento nos programas de pós-graduação da Engenharia Elétrica e da Engenharia Mecânica da UFPR.

De acordo com Duarte, a nova fase do projeto Aware também deverá levar à oferta de vagas para estágio obrigatório de alunos da UFPR na Audi alemã e de alunos da THI na fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais.

Na Alemanha, o grupo da UFPR participou de um workshop sobre a continuidade do acordo, organizado pela coordenadora do projeto Aware na THI, Anne-Sophie Lohmeier. A programação também incluiu visitas técnicas aos laboratórios da THI, às instalações do projeto Carissima (Center of Automotive Research on Integrated Safety Systems and Measurement), à fábrica da Audi e à fábrica da Airbus.

França

Université de Lille 3 Foto: acervo pessoal

Na França, o grupo participou de reuniões de trabalho em várias universidades, estabelecendo acordos de cooperação acadêmica que vão facilitar e estabelecer o intercâmbio entre docentes e discentes da UFPR e das universidades de Rouen, de Lille 1 e de Lille 3. Além disso, o grupo foi   à Université de Paris-Nanterre, para a discussão de um acordo que deverá ser assinado em breve pelas duas Reitorias.

Segundo o professor Duarte, é  grande o interesse de instituições de ensino superior europeias em acordos de  cooperação acadêmica com a UFPR. “O trabalho da Agência UFPR Internacional é justamente o de prospectar, acompanhar e institucionalizar essas oportunidades de colaboração”, afirma.

Université de Rouen – Professor André Duarte – Diretor da Agência UFPR Internacional, Anne Dandeville e Philippe Lane, Diretor de Relações Internacionais Foto: acervo pessoal

“Para isso, contamos com o excelente trabalho do corpo técnico da agência e com a diligência e competência da Procuradoria Federal, o que tem permitido que acordos sejam propostos, analisados e finalmente assinados pela Reitoria da UFPR em tempo bastante curto, em alguns casos, em pouco mais de 15 dias”, ressalta Duarte. Para ele, “ é assim que as coisas devem ser: fáceis e desimpedidas, respeitando-se o devido trâmite burocrático”.