Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ministros do Gabão visitam cursos de Engenharia Florestal e Industrial Madeireira da UFPR

Uma comitiva do governo do Gabão, formada por ministros de Estado e empresários, foi recebida nesta semana pelos professores Dartagnan Baggio Emerenciano – Coordenador do curso de Engenharia Florestal, Umberto Klock – coordenador do curso de Engenharia Industrial Madeireira, Nilton José Sousa – Chefe do Departamento de Ciências Florestais, Carlos E. Camargo Albuquerque – Chefe do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal e Graciela Ines Bolzon de Muniz.- coordenadora do curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal.
A visita fez parte de um projeto financiado pela – OIMT- Organização Internacional da Madeira Tropical, que tem por objetivo estimular o desenvolvimento do comércio internacional de madeiras baseadas em florestas tropicais manejadas de forma sustentada. A intenção do governo gabonês, ao visitar o Brasil é estudar e implementar novas tecnologias, políticas públicas e projetos de capacitação profissional, com base em iniciativas brasileiras bem- sucedidas, que sejam capazes de gerar condições mais favoráveis ao desenvolvimento do manejo florestal sustentável e da indústria de base florestal africana pois “atualmente o Brasil é referência no setor. Detém a sétima posição mundial em termos de área de floresta plantada e ocupa o segundo lugar, atrás apenas da China, em produção sustentada”.
A visita também deve render novas parcerias com empresas brasileiras com interesse em investir no setor florestal gabonês. No Paraná, a comitiva liderada pelo ministro Emile Doumba, da Economia Florestal, Água, Pesca e Parque Nacional do Gabão, visitou pequenas e médias indústrias florestais, de processamento de madeira e fabricantes de máquinas e implementos para exploração florestal, que possam atender às demandas das indústrias gabonesas. A comitiva ainda fará visitas ao sistema FIEP/SENAI E SEBRAE. O primeiro contato do grupo foi em Brasília nos Ministérios do Meio Ambiente, Relações Exteriores e Indústria e Comércio.

Foto(s) relacionada(s):


comitiva visita laboratórios do Centro da Madeira da UFPR
Foto: arquivo do curso de Engenharia Florestal

Fonte: ACS