Ministério financiará pesquisas de universidades sobre esporte e lazer

O Ministério do Esporte abriu chamada pública para apoio financeiro a projetos de pesquisa desenvolvidos por instituições de ensino superior que produzam conhecimentos dos campos do esporte e do lazer. Segundo o Ministério, o objetivo da ação é aperfeiçoar políticas públicas nessas áreas.

As pesquisas desenvolvidas integram os Núcleos Temáticos da Rede Cedes. Trata-se de um Centro de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer, composto por grupos de pesquisa vinculados a instituições de ensino superior que compartilhem estudos sobre temáticas referentes às áreas do esporte e do lazer de inclusão social.

As instituições interessadas em participar devem ficar atentas às duas datas para o encaminhamento do projeto de pesquisa. A primeira etapa é o envio eletrônico pelo portal do ministério, até as 19 horas do dia 19 de novembro. A segunda fase é a postagem no correio ou entrega ao protocolo do Ministério do Esporte dos documentos solicitados no edital, até 14 de novembro. O endereço é: Chamada Pública da Rede Cedes ─ Ministério do Esporte, Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 7º andar, CEP 70054-906, Brasília – DF.

Cada projeto poderá ser inscrito em uma das três categorias disponíveis:

Categoria 1 ─ pesquisa apresentada por, pelo menos, um grupo de estudo da instituição.

Categoria 2 ─ pesquisa apresentada por mais de um grupo de estudo da mesma instituição.

Categoria 3 ─ pesquisa apresentada e coordenada por uma instituição com a participação de outras instituições.

A divulgação dos resultados está prevista para 5 de dezembro. Edital e mais informações no site http://portal.esporte.gov.br/sndel/esporteLazer/cedes/chamadaPublica/default.jsp.

Fonte: Marina Pilato, com orientação de Ana Paula Moraes