Ministério da Ciência e Tecnologia autoriza o lançamento de editais no valor total de R$ 835 milhões

No primeiro dia da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal (RN), o Ministério da Ciência e Tecnolgia autorizou FINEP a lançar editais no valor de R$ 835 milhões.

O principal é o novo edital nacional de subvenção econômica, que vai destinar R$ 500 milhões para projetos de inovação desenvolvidos por empresas nas áreas estratégicas da Política de Desenvolvimento Produtivo e do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação.

No decorrer do mês de agosto, são lançados mais 10 editais voltados para ICTs no valor total de R$ 173 milhões. Algumas dessas chamadas têm a parceria de outros ministérios, instituições públicas e privadas, e fundações de amparo à pesquisa. São contempladas áreas como gestão de recursos hídricos, sistemas de produção agropecuária, construção naval e transporte aquaviário.

Os demais recursos, também destinado a pesquisas em universidades, instituições de ciência e tecnologia e empresas, será disponibilizado em outros editais. Até o final do ano, estão previstas mais 18 chamadas públicas, no valor de R$ 739 milhões.

Este ano a FINEP já lançou 11 chamadas, que somaram R$ 381 milhões. Foram contemplados segmentos como tecnologias voltadas para a camada do pré-sal, fármacos, telessaúde e telemedicina e pesca e aquicultura.

As chamadas lançadas em agosto são as seguintes:

– Tecnologia e sustentabilidade da carcinocultura brasileira (Recarcina): R$ 10 milhões

– Circuitos integrados, dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos e sistemas embarcados: R$ 10 milhões

– SIBRATEC- Estruturação de Redes de Serviços Tecnológicos: R$ 20 milhões

– Incubadoras de empresas de base tecnológica: R$ 10 milhões

– Apoio a Projeto de P&D nas OEPAS: R$ 26 milhões

– Infraestrutura Laboratorial para o Sistema Nacional de Avaliação Técnica (SINAT): R$ 15 milhões

– Saneamento e Habitação – Minha Casa & Minha vida: R$ 40 milhões

– Gestão de Recursos hídricos: R$ 15 milhões