Mestrado em Ciência Política recebe professor da UFRGS

Na tarde desta sexta-feira (18), cerca de 40 alunos da pós-graduação de Ciência Política participaram de uma aula magna, realizada no 9º andar do Prédio Dom Pedro I, na Reitoria. A aula foi ministrada pelo professor Paulo Vizentini, da UFRGS, com o tema “Política externa do governo Lula: ideologia ou pragmatismo”.

Dentre algumas questões abordadas, o professor falou sobre a forma como o Brasil se dedica às ações de política externa desde a época colonial, fazendo uma análise de diversos períodos da economia brasileira.

“O Brasil é um país muito grande, que sofreu uma inserção internacional desde o tempo de colônia, mas foi entre 1960 e 1990, o chamado período de mundialização, que realmente se lançou economicamente para todos os países”, comentou o professor.

Especificamente sobre o governo Lula, Vizentini garante que este foi um “governo diferente, pois o presidente representou a visão do Brasil e do povo brasileiro que quer conquistar espaço”. Ele disse ainda que houve um aprofundamento necessário e muito importante com os países vizinhos, principalmente na área de políticas públicas e de desenvolvimento.

O professor Paulo Vizentini, da UFRGS, durante palestra
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Ana Claudia Cichon (estagiária), sob orientação de Fernando César Oliveira