Medicina Veterinária faz programa de esterilização de animais com a prefeitura de Pinhais

A partir deste ano, a disciplina de Técnica Operatória Veterinária, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná, não utilizará mais os cães recolhidos das ruas da cidade em suas aulas práticas, mas sim desenvolver um programa de forma organizada e continuada de esterilização de animais em parceria com o Município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Os cães e gatos serão provenientes de proprietários daquele município, triados pelo CCZ – Centro de Controle de Zoonoses. As castrações – já iniciadas há duas semanas – serão realizadas todas as quintas-feiras, por ocasião das aulas de técnica.

O programa é gratuito, mas participam apenas fêmeas de até dois anos, vacinadas contra raiva e óctupla, que estejam clinicamente saudáveis. Os proprietários precisam comprovar participação em algum dos programas do governo: bolsa família, bolsa escola etc.

Mais informações podem ser obtidas no CCCZ de Pinhais, pelo telefone 3601-1546 ou ainda através do envio de um e-mail para o endereço ccz@pinhais.pr.gov.br. Os detalhes do programa também estão na página www.zoonoses.agrarias.ufpr.br.

A escolha por cães e gatos com proprietários e não de rua será em virtude da necessidade dos cuidados pós-operatórios. Animais não vacinados e doentes – como os de rua – nem sempre conseguem se recuperar, pondo em risco suas próprias vidas.

O trabalho de esterilizações é feito por alunos e professores no centro cirúrgico do Hospital Veterinário da UFPR, coordenado pelos professores Alexander Biondo e Simone Guérios.

Os proprietários de animais que se encaixam nos requisitos exigidos pelo programa podem procurar diretamente o CCZ de Pinhais para o cadastramento.

Gatas e cachorras poderão ser operadas no hospital da UFPR
Foto: Arquivo Google

Link(s) relacionado(s):