Medicina Veterinária da UFPR vai à Ilha do Mel para esterilização de cães e gatos

As cirurgias – mensais – serão feitas no esquema de adesão com um custo de R$ 40,00 por animal. O trabalho está sendo promovido numa parceria entre a UFPR, o IAP – Instituto Ambiental do Paraná, o Município de Paranaguá e o Conselho Gestor da Ilha do Mel. Participarão apenas animais previamente vacinados com as vacinas anti-rábica e óctupla e que estejam clinicamente saudáveis e com proprietários comprovadamente moradores da comunidade.

O projeto “Controle de Zoonoses e População de Cães e Gatos na Ilha do Mel” é desenvolvido desde 2004. Ele é constituído de cinco etapas: censo animal; palestras nas escolas e associação de moradores; lançamento e distribuição de livro infantil abordando bem estar animal e guarda responsável; controle populacional por esterilização e monitoramento do impacto ambiental de animais domésticos na ilha.

O ano de 2008 está sendo marcado pela etapa da esterilização associada à guarda responsável. A coordenação dos trabalhos é feita pelos professores Antonio Waldir Cunha da Silva e Alexander Welker Biondo do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR.

Mais informações podem ser obtidas no IAP com Sonia Ampessan, da coordenação Ilha do Mel, telefone (41) 3213-3475; no Município de Paranaguá com a Dra. Tayana Galvão, da Vigilância Sanitária, telefone (41) 3420-2816 e com a Dra. Thaila Corona, da Secretaria do Meio Ambiente (41) 3420-2967. Os detalhes também estão no site da UFPR, no link www.zoonoses.agrarias.ufpr.br. O contato na universidade pode ser feito pelos telefones 3350-5723 e 3350-5623.

A posse responsável de animais é um dos focos do projeto
Foto: Arquivo Google

Link(s) relacionado(s):