Medicina e Direito optam por Filosofia no Vestibular 2007

As disciplinas que serão cobradas na prova específica, segundo dia de provas da segunda fase do Vestibular 2007, já foram decididas pelos colegiados de curso. As grandes mudanças dizem respeito a opção pela disciplina de Filosofia feita pelos cursos de Medicina, Direito, Filosofia e pela Sociologia, feita pelo curso de Ciências Sociais.

Há três anos quando a UFPR anunciou as grandes mudanças do processo seletivo, também informou que para o Vestibular de 2007 seriam inseridos no programa de provas as disciplinas de Filosofia e Sociologia. ‘Poderia acontecer que nenhum curso optasse por essas disciplinas, mas tivemos a grata surpresa de que dois cursos, dos mais concorridos, Medicina e Direito, fizeram a opção pela disciplina de Filosofia em seus conteúdos programáticos’, explica o professor Erasmo Gruginski, coordenador acadêmico do Núcleo de Concursos, unidade responsável pelo processo seletivo da UFPR.

Mudança – ‘É uma mudança dramática para o curso de Medicina excluir a prova de Biologia e optar pela Filosofia em sua prova específica’, afirma o reitor Carlos Moreira Júnior. ‘É dramático porque isso poderá afetar, inclusive, o perfil do calouro do curso. Já que Medicina é o curso mais concorrido, aqueles que estiverem melhor preparados nessa disciplina poderão se diferenciar dos demais. Com certeza os candidatos aos cursos de Medicina e Direito terão que estudar muito mais’, afirma.

Para o reitor a escolha pela Filosofia como prova específica é muito importante. ‘É preciso ter a compreensão do mundo. Rever questões de éitca em todas as profissões. Mas, sem dúvida, a Medicina é uma das profissões que mais trabalha com a ética e o conhecimento da Filosofia poderá auxiliar muito nessa área’, confirma.

O programa das disciplinas que será exigido no Vestibular 2007 já está disponível no site do Núcleo de Concursos.

Vestibular 2006
Foto: Isabel Liviski