Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Manifestantes sem qualquer relação com a UFPR ajudaram a impedir sessão do Coun

O grupo de manifestantes que levou à suspensão a sessão do Conselho Universitário (Coun) que votaria a proposta de cogestão dos hospitais-escola da UFPR com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tomou corpo com a participação de representantes de sindicatos de outras cidades e até de outros estados, que, portanto, não representam qualquer categoria da universidade nem os usuários dos hospitais da UFPR. Outros manifestantes aproveitaram a ocasião para partidarizar o debate, por meio do uso de bandeiras de partidos políticos e de movimentos sociais.

O Coun é o órgão máximo deliberativo para traçar a política da UFPR e é composto por representantes de todas as categorias da comunidade universitária e da sociedade civil. Entre os conselheiros há inclusive membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba (Sinditest), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR). Na sessão que seria realizada na quarta-feira (4), todos teriam direito a voz e a voto.

Embora em seu site o Sinditest afirme que estavam concentrados no pátio da Reitoria “alunos, técnicos administrativos e docentes, trabalhadores FUNPAR, integrantes da Frente de Luta ‘Para não perder o HC’ e usuários do Hospital”, muitos dos manifestantes declararam em alto falante pertencer a instituições de Maringá, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

A aglomeração de manifestantes e a exaltação de ânimos, promovida em parte pelos manifestantes externos, chegou ao ponto em que um dos conselheiros do Coun, Tibiriçá Krüger Moreira, foi agredido fisicamente. Além disso, o bloqueio de acesso à sessão, promovido pelo grupo que protestava, impediu que a sessão, com o debate de ideias, fosse realizada.

Faixa contra a cogestão dos hospitais da UFPR com a Ebserh é assinada por sindicato de Santa Catarina - Foto: Marcos Solivan
Bandeira de partido político é levantada durante manifestação - Foto: Marcos Solivan
Manifestante carrega bandeira de movimento de trabalhadores sem terra - Foto: Marcos Solivan

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...