MAE-UFPR organiza 1º curso para professores do ensino fundamental

Iniciaram na última quinta-feira (24) as atividades do projeto ‘O MAE vai à escola: Ação Educativa do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR’, com duas palestras sobre as ações educativas e o acervo arqueológico do MAE, realizadas no Centro de Capacitação Profissional da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME).

Destinado a professores do ensino fundamental e pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, o projeto tem o objetivo de promover nas escolas uma reflexão de qualidade sobre as áreas de atuação do MAE – Arqueologia, Etnologia Indígena e Patrimônio Cultural. ‘Essa é uma possibilidade para fomentar uma a reflexão crítica sobre os temas prioritários do museu, centrados na valorização e preservação do patrimônio cultural, com também disponibilizar a diversidade de materiais didáticos, criados pelo museu, aos alunos e professores da rede publica de ensino’, comenta a diretora do MAE, antropóloga Márcia Rosato.

O projeto que surgiu a partir de uma parceria entre o MAE e a SME, também prevê visitas dos professores participantes e seus alunos à sala didático-expositiva do MAE, localizada no subsolo do Prédio Histórico Central da UFPR, na Praça Santos Andrade.

A expectativa é que, com esta ação, 900 alunos visitem a sala didático-expositiva e participem das oficinas com material didático criado pela equipe técnica do MAE e disponibilizado em atividades lúdico-pedagógicas realizadas pelos alunos extensionistas da UFPR que integram o Projeto de Ação Educativa Continuada no MAE.

‘Além dessa edição voltada para o ensino fundamental, temos como perspectiva do projeto estender os trabalhos, a partir do segundo semestre, aos professores e alunos de ensino médio’, acrescenta a diretora do MAE.

Programação

Além das palestras sobre as ações educativas e o acervo arqueológico do MAE, estão previstas para o dia 12 de julho mais duas palestras sobre Etnologia e Culturas e Saberes Tradicionais.

No dia 26 de agosto será realizada com os professores inscritos no curso, atividades na Sala Didático-Expositiva do MAE localizada no subsolo do prédio da UFPR, na Praça Santos Andrade. Além disso, os professores participantes terão acesso as ‘Caixinha do MAE’, que são kits didáticos, contendo replicas de peças do museu e poderão solicitá-las para trabalhar temas do acervo do MAE com seus alunos em salas de aula.

A partir de agosto serão agendadas as visitas dos alunos à sala didático-expositiva do museu, para as visitas guiadas na exposição e participação nas oficinas lúdico-pedagógicas do museu.

O museu

O MAE foi inaugurado em 1962 e é o primeiro museu universitário do Estado do Paraná.O museu tem o acervo composto por artefatos coletados em pesquisas arqueológicas e etnográficas com grande importância para a compreensão da história do estado.

Atualmente possui um acervo de aproximadamente 70 mil peças, divididas em quatro grandes coleções: Arqueologia, Cultura Popular, Etnologia e Documentação Sonora, Visual e Textual.

Alunos extensionistas da UFPR fazem atividades com réplicas do acervo
Foto: Arquivo MAE

Fonte: Juliana Karpinski (estagiária), sob orientação de Fernando César Oliveira