MAE-UFPR apresenta em Paranaguá exposição “Assim vivem os homens”

30739122604_529e426d21_z

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, o MAE, apresenta seu acervo ao público na exposição de longa duração sobre a cultura popular.

A mostra “Assim vivem os homens” aciona memórias, valoriza os atos do dia-a-dia, os costumes, mas também fala de sonhos e de imaginação. Esculturas cujas temáticas abrangem as atividades festivas, cotidianas e imaginárias do povo brasileiro.

Bruna Portela , curadora da exposição explica que o critério de curadoria que foi selecionado são obras potentes, capazes de transmitir ao público a força poética da nossa arte popular. Disse também que o objetivo é oferecer aos visitantes a possibilidade de se reconhecerem, e que também conheçam o desconhecido, o novo, o diferente. “Os temas tratados são próximos do cotidiano, então é possível se reconhecer e se identificar”.

31578249085_38e446a5cc_z
Imagem: Samira Chami Neves

Na abertura da exposição, foi apresentada também, a quarta edição do TOM, o Caderno de Ensaios, desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Cultura da PROEC-UFPR, com o propósito de promover e fazer circular a crítica e a reflexão a respeito das produções artísticas e culturais com foco no respeito à diversidade cultural e cidadania.

Nesta edição o tema é o mar:” O mar como fronteira, o mar como barreira”.E segundo o professor Ronaldo Corrêa,coordenador de cultura da pró-reitoria de extensão e cultura, o tema escolhido pelos artistas locais, pretende discutir as práticas e a vivência do nosso litoral, com uma reflexão sobre a arte e cultura.

Acesse o TOM

Para a pró-reitora da proec, Deise Picanço, o MAE tem um papel social importante para a comunidade do litoral. E o desafio é exatamente o diálogo permanente sobre o passado, sobre a história dessa terra amável e sobre a cultura desse povo acolhedor.

31433793892_e2b06e6285_z

O MAE-UFPR é ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e sua Sede Expositiva em Paranaguá fica aberta de terça a domingo (inclusive feriados) das 8h às 20h.

Serviço:
Exposição: ASSIM VIVEM OS HOMENS

Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

Endereço: Rua XV de Novembro, 575, Paranaguá – PR

Mais Informações: (41) 3313-2042 (Curitiba) / (41) 3721-1200 (Paranaguá)

Acesse o album de fotos