Livro sobre Antropologia no Sul será lançado em Goiânia

O primeiro livro sobre a trajetória da Antropologia na Região Sul, com o desenvolvimento da área no Paraná., Santa Catarina e Rio Grande do Sul será lançado no próximo dia 11, em Goiânia, durante a 25ª Reunião Brasileira de Antropologia. A obra é fruto da união de esforços de três pesquisadores, Cecília Maria Vieira Helm, da Universidade Federal do Paraná, Sérgio Alves Teixeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Silvio Coelho dos Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O capítulo relacionado à Antropologia do Paraná faz referência ao antropólogo José Loureiro Fernandes, criador do Departamento de Antropologia da UFPR, Museu de Etnologia e Arqueologia de Paranaguá, Centro de Pesquisas Arqueológicas e ainda do Museu Pananaense. A Antropologia é uma área em expansão, segundo a professora Cecília Helm, uma das autoras e colaboradora da Pós Graduação em Antropologia da UFPR.

A obra foi organizada no ano passado como parte das comemorações dos 50 anos da Associação Brasileira de Antropologia, mas só agora chegará às livrarias por R$ 25,00. De acordo com a professora Cecília, trata-se de um livro pioneiro no Sul, já que destaca o início dos estudos arqueológicos nos três estados.

Capa do livro
Foto: ACS